Quais são os três momentos que envolve a construção do PPP?

Perguntado por: rzagalo . Última atualização: 28 de maio de 2023
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  • Marco (ato)
  • Situacional.
  • Marco (ato) Conceitual.
  • Marco (ato)
  • operacional.

Para isso, existem três princípios básicos que guiam a atuação de um coordenador: formar opinião, articular relacionamentos e transformar o ambiente.

O Marco Operativo (do Marco Referencial) está subdivido em cinco dimensões que serão retomadas no diagnóstico e no Plano de ação. São elas: 1) práticas pedagógicas e avaliação; 2) formação dos profissionais da escola; 3) gestão escolar democrática; 4) organização administrativa.

Um Projeto político-pedagógico deve conter necessariamente as seguintes partes: identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino (marco situacional), princípios didático-pedagógicos (marco conceitual) e planejamento das ações da escola (marco operacional).

As informações que serão inseridas nele são, primeiramente, o nome da instituição de ensino, a sua localização e a entidade mantenedora. Em seguida, serão informados o registro civil e os números do CNPJ da instituição.

A primeira etapa no desenvolvimento de um PPP é identificar as necessidades da escola e da comunidade. Isso pode ser feito através de pesquisas, entrevistas e reuniões com professores, pais, alunos e outros membros da comunidade.

Confira, a seguir, algumas práticas pedagógicas e como devem ser aplicadas!

  • Valorização dos alunos. ...
  • Socialização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Protagonismo dos estudantes. ...
  • Aprendizagem contemporânea.

Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser são os quatro pilares da UNESCO para a educação, mas eles podem ser também um objetivo de vida.

Alguns anos depois, o autor afirma que a construção do planejamento constitui-se por três dimensões: realidade, finalidade e planejamento de mediação (VASCONCELLOS, 2016).

A BNCC traz influências diretas para a educação básica com as mudanças nos objetivos, planos metodológicos e principalmente no currículo. Ressalta-se que a construção desse currículo deveria contar com a participação das escolas e não em grupos restritos que visam interesses pessoais.

O Marco Referencial é a tomada de posição da instituição que planeja em relação à sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Expressa o 'rumo', o horizonte, a direção que a instituição escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências, da fé.

A descrição da missão da escola é um ponto importante do PPP. Aqui a instituição informa suas crenças e valores, e da forma mais clara possível, com zero “enrolation”. A informação normalmente é passada em uma frase.

Planejamento em Educação pode ser de três naturezas, a saber: Planejamento do Sistema Educacional, Planejamento Escolar e Planejamento Educacional.

Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação. Além do plano é necessário o educador entender que na execução do planejamento sempre haverá elementos não plenamente previstos.