Quais são os três métodos de solução de conflitos?

Perguntado por: rmoreira6 . Última atualização: 26 de maio de 2023
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Autocomposição direta

  • Desistência. Uma das partes abre mão de um direito em favor da outra.
  • Aceitação. Uma das partes se submete a resolução do conflito oferecida pela outra.
  • Transação. Quando os envolvidos resolvem o conflito por meio de um acordo. ...
  • Mediação. ...
  • Conciliação.

É um mecanismo que exige a gestão do conflito pelas próprias partes, que tem como principal objetivo o res- tabelecimento da comunicação entre as partes. A intervenção deste terceiro geralmente se efetiva quando, por falta de diálogo ou confiança, as partes não conseguem chegar a uma solução satisfatória.

Tipos de conflitos

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional. ...
  • Conflito percebido. ...
  • Conflito experienciado. ...
  • Conflito manifestado.

Tentar a conciliação antes mesmo de um possível processo judicial é sempre a melhor maneira de solucionar conflitos de forma rápida e fácil, visto que isso não somente eleva as chances de sanar a questão antes de um processo, como também envolve custos mais reduzidos e velocidade.

Conheça as 6 técnicas de mediação de conflitos mais eficazes

  • Escuta ativa. Um dos principais trabalhos do mediador é esclarecer os conflitos trazidos a uma sessão, utilizando uma técnica específica para ouvir os fatos expostos por cada litigante. ...
  • Rapport. ...
  • Sessões individuais (caucus) ...
  • Brainstorming. ...
  • Parafraseamento. ...
  • Resumo.

Os Métodos Adequados de Solução de Conflitos

  • Negociação.
  • Autocomposição.
  • Conciliação.
  • Mediação.
  • Arbitragem.

Instala-se a conscientização, na sociedade atual, de que a conciliação, a mediação e a arbitragem são técnicas eficazes de solução de conflitos. Isto, fortalece a confiança, não só pela celeridade com que resolve a demanda, mas também, pelo estado psicológico de paz que envolve os litigantes.

Os conflitos podem ser divididos em quatro pilares:

  • Intrapessoais: problemas relacionados com um único indivíduo;
  • Interpessoais: ocorrem com duas ou mais pessoas;
  • Intragrupais: dentro de um mesmo grupo, setor ou equipe;
  • Intergrupais: ocorrem em departamentos ou equipes distintas.

Cada um pode ser bastante apropriado, de acordo com as circunstâncias, do assunto a ser resolvido e das pessoas envolvidas.

  1. Competição. É uma atitude assertiva e não cooperativa, onde prevalece o poder. ...
  2. Acomodação. ...
  3. Afastamento. ...
  4. Acordo. ...
  5. Colaboração.

Geralmente, a via jurisdicional soluciona os conflitos através de sentença, quando um juiz decide a lide entre as partes num processo, aplicando o direito ao caso concreto colocado em exame.

334. Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência.

4.4 Níveis de conflito
Os conflitos podem ser intrapessoal (conflito interno), interpessoal (conflito entre pessoas), intragrupal (conflito dentro do grupo) ou intergrupal (conflito entre grupos).

stress; uso ou abuso de autoridade, como a familiar ou a hierárquica nas empresas; falta de cooperação, engajamento ou motivação; altas expectativas e baixa performance.

Por isso, ele pode ser dividido em fases, são elas: o conflito latente, a iniciação, a busca de equilíbrio de poder, o equilíbrio de poder e a ruptura do equilíbrio.

5 formas inteligentes de resolver conflitos

  1. Foque nos interesses. Em uma discussão, nunca defenda o que você quer, mas o porquê do seu posicionamento. ...
  2. Mostre-se aberto a opiniões. ...
  3. Saiba a hora de fazer as perguntas certas. ...
  4. Negocie para que ambas as partes ganhem. ...
  5. Preste atenção à linguagem corporal.

Passos para resolver conflitos

  1. Perceba o ambiente. ...
  2. Verifique a temperatura. ...
  3. Aguarde o tempo certo. ...
  4. Defina regras. ...
  5. Mantenha o foco da discussão.