Quais são os três indicadores que são utilizados na dinâmica populacional?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Assim, para conseguir responder às duvidas sobre o futuro das sociedades o estudo sobre a dinâmica populacional elencou três tipos de indicadores, que funcionariam como padrões a serem analisados: mortalidade, natalidade e fecundidade.

A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência de predatismo e parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental (ou, do meio que regulam o crescimento populacional.

O cálculo do crescimento populacional depende dos nascimentos e mortes e do saldo migratório registrados para um determinado intervalo de tempo, e também da população total de uma localidade selecionada.

A dinâmica demográfica é marcada por processos inerciais, que demandam décadas entre o início e a identificação dos efeitos das mudanças na composição populacional.

A dinâmica de populações trata das variações, no tempo e no espaço, das densidades e tamanhos de população. Seu estudo visa à melhor compreensão da variação do número de indivíduos de uma determinada população e também, dos fatores que a influenciam em tais variações.

4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3Indicadores de capacidade. ...
  4. 4 – Indicadores estratégicos.

Os indicadores sociais utilizados destacam a heterogeneidade da sociedade brasileira, sob a perspectiva das desigualdades sociais, e estão organizados em três capítulos:

  • estrutura econômica e mercado de trabalho;
  • padrão de vida e distribuição de rendimentos;
  • condições de saúde.

Em ecologia de populações o termo dispersão é referido também como distribuição ou padrão de população e, se refere aos movimentos dentro das populações (os movimentos entre as populações são chamados de emigração, saída de indivíduos, e imigração, chegada de indivíduos).

Resposta. Resposta: Existem alguns fatores que interferem diretamente na densidade das populações como a taxa de natalidade (N), taxa de mortalidade (M), taxa de imigração (I) e a taxa de emigração (E), que podem ser consideradas como atributos de uma população.

As populações possuem características próprias e mensuráveis, como por exemplo, taxas de natalidade, de mortalidade e de crescimento, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço (a emigração e imigração).

Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões” (MP 2012 p.

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

Dentre os principais indicadores socioeconômicos, podemos destacar: o PIB, a renda per capita, o IDH, o Coeficiente de Gini, o nível de desemprego e a oferta de serviços públicos à população. A seguir, confira uma explicação geral sobre cada um desses conceitos.

Há duas causas básicas para o crescimento populacional brasileiro: a contribuição da imigração e o crescimento natural ou vegetativo da população.

População Brasileira na Atualidade
Com um crescimento demográfico de 1,17% ao ano, os brasileiros apresentam uma taxa de natalidade (por mil habitantes) de 20,40, em contraposição a uma taxa de mortalidade (por mil habitantes) de 6,31. Ademais, a expectativa de vida no país é de 73 anos.

Dinâmica Demográfica. A dinâmica demográfica tem como objetivo descrever a variação quantitativa da população, o ritmo dessa variação e suas causas e consequências. Quando considera-se apenas os nascimentos e as mortes, tem-se o crescimento vegetativo, ou seja, o crescimento da população por ela mesma.

As principais teorias demográficas são: malthusianismo, neomalthusianismo, teoria reformista e transição demográfica. As teorias demográficas explicam a evolução das populações.

A taxa de natalidade representa o número de nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade indica o número de óbitos de um determinado local. Os resultados obtidos auxiliam na compreensão da dinâmica populacional de um determinado lugar, demonstrando seu crescimento ou declínio.

O que é Crescimento vegetativo:
Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.