Quais são os três grandes polos de poder?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A nova ordem mundial é definida como multipolar, isto é, existem vários centros de poder. Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: os Estados Unidos da América, o Japão e a União Européia, com destaque para a Alemanha.

Apesar de a economia globalizada ser definida como multipolar, os principais dados referentes ao desempenho econômico internacional demonstram que existem três grandes polos que lideram a economia do mundo: o bloco americano, o asiático e o europeu, que controlam mais de 80% dos investimentos mundiais.

b) Os dois polos de poder estavam distribuídos da seguinte forma: os Estados Unidos lideravam o bloco capitalista, que incluía países como Japão, Alemanha Ocidental e Reino Unido, enquanto a União Soviética liderava o bloco socialista, que incluía países como China, Cuba e Vietnã.

Normalmente, consideram-se três grandes potências mundiais de grande poderio econômico e tecnológico: os Estados Unidos da América, o Japão e a União Européia, com destaque para a Alemanha.

Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista.

Características da Guerra Fria
Polarização do mundo: de um lado o socialismo, liderado pela União Soviética; de outro o capitalismo, capitaneado pelos Estados Unidos. Aumento da produção de armamento nuclear. Desenvolvimento de redes internacionais de espionagem e contra-espionagem, como a CIA (EUA) e KGB (URSS).

Os países do mundo formam, no tempo atual, diversos polos de poder, que têm como características principais a intensificação das trocas comerciais e a participação em organismos internacionais.

As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências.

Número 1 em desenvolvimento econômico: reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, os números de São Paulo se destacam na economia brasileira.

Veja só:

  • São Paulo. Por sua posição geográfica privilegiada e instauração precoce do processo de industrialização, São Paulo sempre se destacou como um polo industrial importante para o Brasil. ...
  • Rio de Janeiro. ...
  • Pernambuco. ...
  • Minas Gerais. ...
  • Ceará

O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.

O mundo se dividiu em dois polos principais, os Estados Unidos e a União Soviética, estabelecendo uma ordem bipolar. Essa divisão influenciou significativamente os conflitos, questões econômicas e políticas da época, tornando-os intrinsecamente ligados à rivalidade entre essas duas potências.

Geopolítica é um ramo da ciência que aborda a relação entre a geografia, acontecimentos históricos e políticos, com o objetivo de interpretar fenômenos globais. Para isso, a área estuda temas como guerras, movimentos migratórios e acordos entre países, por exemplo.

Neste sentido, entendemos por unipolar um sistema internacional no qual existe uma concentração de riqueza e poder numa potência que não tende a ser contestado por uma coalizão de todas as outras potencias relevantes.

Ordem monopolar
Volta, assim, a liderar o mundo com uma política armamentista semelhante à da época da Guerra Fria. É a ordem monopolar, com protagonismo apenas dos Estados Unidos.

Um dos principais motivos que conduziram os Estados Unidos a se despontarem como potência mundial foi o financiamento ou o empréstimo que a nação forneceu aos países europeus para a reconstrução das nações destruídas pela guerra, esse processo foi denominado de plano Marshall.

O Primeiro Mundo correspondia aos países capitalistas desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, países da Europa Ocidental e Japão. O segundo Mundo era formado pelos países do Leste Europeu. E o Terceiro Mundo, pelos países capitalistas subdesenvolvidos.

União Soviética

Os EUA venceram a Guerra Fria, já que a União Soviética acabou em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu a Rússia a partir da década de 1970. A falta de ações para resolver os problemas do bloco comunista foram responsáveis por levar o país ao fim.

A maior parte destes conflitos envolve disputas por território e inclui, dentre as motivações, diferenças étnicas, religiosas e o controle de recursos naturais.