Quais são os três grandes grupos de ciganos no Brasil?

Perguntado por: dgentil5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

No Brasil, existem três grandes grupos que compõem os povos ciganos: os Rom, os Sinti e os Calon.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados.

10 – Ciganos famosos
Apesar dos ciganos terem pouca representatividade nos veículos de comunicação, existiram e existem muitas pessoas ciganas famosas como Elvis Presley, Charlie Chaplin, Michael Caine, Pablo Picasso, Shayne Ward, o presidente brasileiro Juscelino Kubitscheck.

De acordo com dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2011 foram identificados 291 acampamentos ciganos, localizados em 21 estados, com maior concentração na Bahia (53), Minas Gerais (58) e Goiás (38).

"Os Calon são ciganos que vieram da Península Ibérica e foram degredados para o Brasil na segunda metade do século 16. Esse grupo foi divido em Gitanos na Espanha, Calão em Portugal e Calon no Brasil." Em Goiás, desde a década de 1970, o grupo deixou de ser nômade e hoje totaliza mais de 2 mil pessoas.

Como vimos no artigo passado, cada cigano pertencem a um clã (um grupo), nos grupo sempre há um líder, que é chamado de Barô, cujo todos os ciganos do clã devem obediência e respeito.

De acordo com os registros oficiais, foi através de uma punição que o primeiro cigano veio habitar as terras brasileiras. Trata-se de João Torres, que teve sua pena de prisão comutada das galés para cinco anos de degredo no Brasil, sendo acompanhado por sua família.

O grupo dos Calons foram os primeiros a desembarcar no Brasil, segundo a literatura, vindos de Portugal. Em função do estilo de vida nômade imposto pela sociedade, os calons inicialmente mantinham suas famílias através do comércio de compra e venda de animais.

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

São, portanto, “ciganos”, aqueles que assim se denominarem, ou adotarem a denominação de um dos grupos ou subgrupos que compõem a etnia cigana (Rom, Sinti Calon ou algum de seus subgrupos) e que forem expressamente reconhecidos como tais pelo grupo de origem.

María de Padilla, mais conhecida como Maria Padilha, é uma entidade espiritual para os ciganos e uma figura muito importante dentro da umbanda brasileira.

Caracterizados pelo nomadismo, o modo de vida dos ciganos e suas condições de subsistência são sempre determinados pelo país em que se encontram: os mais ricos são os ciganos suecos e os mais pobres encontram-se nos Bálcãs e no sul da Espanha.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

A história de reconhecimento da cidadania dos povos ciganos no Brasil é iniciada a partir do Decreto Nº. 10.841, de 25 de maio de 2006, que institui o Dia Nacional do Cigano. O município de Sousa foi escolhido para dar início a Caravana por abrigar atualmente a maior comunidade cigana da América Latina.

101 Família Cigana – Povos ciganos subdividem-se em etnias (as principais, rom, calon e sinti) e formam um grupo heterogêneo. De acordo com seu padrão tradicional de fixação e deslocamento, podem ser nômades (não se fixam), seminômades (se deslocam e se fixam temporariamente) ou sedentários (fixos).

Cita o exemplo dos ciganos Kalderash de Campinas, que recorrem à Bíblia para explicar suas origens, afirmando serem descendentes de uma das sete tribos de Israel, sendo, portanto, descendentes de Moisés.

Existem muitas especulações em torno da origem dos ciganos, mas de acordo com Ivatts (1975) e Guimarais (2012), a teoria mais aceitável é que são descendentes de uma casta de militares da Índia, que saíram em diáspora por volta do ano 1000 rumo ao oeste, motivados por uma série de invasões islâmicas.