Quais são os três fatores principais da estrutura vertical?

Perguntado por: upereira3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Refere-se ao aparato que envolve três fatores principais: a hierarquia administrativa, a amplitude e o grau de centralização ou descentralização do processo de tomada de decisões da organização.

A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura. Por outro lado, a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si.

Enquanto na estrutura verticalizada os colaboradores possuem pouca ou nenhuma autonomia para tomarem suas decisões (ou nem sequer participam de processos decisórios importantes da organização), no modelo horizontalizado os colaboradores têm maior poder para decidir sobre determinados aspectos do dia a dia.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações.

A estrutura vertical é a mais tradicional. A hierarquia é organizada de cima para baixo, com cadeias de comando bem estabelecidas, onde um nível responde diretamente ao superior, até chegar à presidência da empresa.

O que é uma organização vertical? Por outro lado, uma organização vertical é o oposto. É um tipo de estrutura alongada, geralmente na forma de uma pirâmide em que existem papéis muito específicos de cima para baixo. A liderança se encontra no topo e, à medida que se desce, a autonomia e o poder de decisão diminuem.

Definição. Integração vertical refere-se à integração de diferentes sistemas de informação de diferentes níveis hierárquicos, simplificando desta forma a troca de informações da base para o topo da hierarquia e vice-versa.

Algo é vertical quando é representado de cima para baixo (ou de baixo para cima), enquanto horizontal é algo representado em uma direção paralela ao horizonte, ou nivelado.

A característica principal da gestão vertical é a hierarquia, na qual quem está no topo possui mais poder e responsabilidades. Além disso, a remuneração do profissional também cresce conforme o cargo vai subindo.

As linhas verticais são aquelas cuja trajetória vai de cima para baixo, ou vice-versa.

A gestão vertical é aquela que possui um organograma com vários níveis administrativos e hierárquicos. No topo está o presidente da empresa, e depois cada divisão é composta por uma série de quadros intermédios e supervisores, que são responsáveis por vários departamentos.

A gestão horizontal é um modelo organizacional em que empresas estruturam seus processos com base em decisões de grupo. Já a gestão vertical é caracterizada pela figura de um chefe que centraliza o poder de decidir, sem levar em consideração a opinião ou necessidades dos demais colaboradores de sua equipe.

A liderança vertical é um modelo hierárquico que enfatiza a autoridade e o controle. Nesse estilo de liderança, as decisões são tomadas no topo da hierarquia, pelos líderes ou gerentes. As informações fluem de cima para baixo e os membros da equipe seguem as instruções e diretrizes definidas pelos líderes.

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais e é importante escolher aquele que melhor atenda às necessidades individuais da empresa. Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial.

Dessa forma, podemos observar que há três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais.

Existem três tipos de organizações matriciais caracterizadas pela distribuição de influência e autoridade entre o gerente funcional e o gerente de projeto. As três estruturas listadas em ordem de crescente influência e autoridade são a matriz fraca, a matriz equilibrada e a matriz forte.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Quais os tipos de estruturas organizacionais?

  • Estrutura organizacional simples. Nas empresas com estruturas organizacionais simples, há pouca departamentalização e formalização. ...
  • Estrutura organizacional funcional. ...
  • Estrutura organizacional multidivisional. ...
  • Estrutura organizacional linear. ...
  • Estrutura organizacional matricial.

5.2 Condicionantes
Condicionantes são fatores que viabilizam o estabelecimento de uma estrutura organizacional, existem quatro condicionantes objetivos, ambiente da empresa, tecnologia e recursos humanos.