Quais são os três fatores de produção?

Perguntado por: dfreitas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Quais são os tipos de fatores de produção? Para produzir bens ou serviços são necessários diversos insumos e entre eles estão a terra, o capital e o trabalho. Veja abaixo como cada um desses três fatores funciona e como eles são importantes para o processo produtivo.

Basicamente podemos dizer que os fatores de produção são elementos fundamentais ao processo produtivo de um determinado bem material ou serviço. Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital.

Tradicionalmente, os economistas, e particularmente desde Jean Baptiste Say, os fatores de produção têm sido apontados em todo o processo produtivo como sendo: a terra (terras cultiváveis, floresta, minas, recursos naturais), trabalho (o homem) e o capital (máquinas, equipamentos, instalações).

O fator trabalho é constituído de uma parte da população total: a economicamente mobilizável. Definida por duas faixas etárias, a pré-produtiva e a pós-produtiva, a parcela não economicamente mobilizável não se inclui no conceito e na caracterização convencional de recursos humanos.

Os 3 principais agentes citados pela teoria econômica, são:

  • Famílias;
  • Firmas;
  • Governo.

A terra é o fator produtivo mais abrangente em relação aos recursos naturais existentes. Todos os elementos provenientes da natureza e que são utilizados na produção podem ser considerados dentro do elemento "terra", não somente solos e terrenos agrícolas. Como exemplos temos floresta, minas, água, solos e energia.

Fatores Macroeconômicos: O que são?

  • Inflação. A inflação é uma importante variável para o país. ...
  • Desemprego. A taxa de desemprego também é um dos fatores macroeconômicos que indicam o desenvolvimento ou recessão econômica do país. ...
  • Taxa de juros. ...
  • Consumo. ...
  • PIB.

Podemos, então, separar a economia em três campos distintos: Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria. Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais.

Fatores fixos: são os fatores de produção que não variam com o nível de produção no curto prazo; b. Fatores variáveis: são os insumos cujas quantidades variam com o nível de produção no curto ou longo prazo.

A produção é a atividade ou processo que origina produtos ou serviços. O termo vem do latim productio e significa “fazer aparecer”. Desse modo, a ideia se relaciona à ação de produzir, originar e fabricar. Sendo assim, ela envolve etapas que satisfazem as demandas por bens e serviços.

A produção é todo o tipo de atividade que visa a origem de um serviço, objeto ou produto. A produção também está relacionada com a diferença entre o volume do que se produz com os bens consumidos, pois é o que determina o valor acrescentado a estes recursos, apontando se haverá ou não lucro para a empresa.

Os fatores de produção são compostos, segundo o conceito inicial, por três itens: o capital, a terra e o trabalho. Cada um deles possui as suas características particulares, mas entende-se que compartilhem entre si três atributos principais: a adaptabilidade, a complementaridade e a substituibilidade.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Os custos de produção incluem todas as despesas necessárias para fabricar um produto ou prestar um serviço, desde o custo da matéria-prima até o custo da mão-de-obra. São divididos em fixos e variáveis.