Quais são os três estágios da despesa pública explique?

Perguntado por: dlessa5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os estágios da despesa compreendem o empenho, a liquidação e o pagamento.

O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida.

Na forma prevista na Lei Federal nº 4.320/64, os estágios da despesa orçamentária são o empenho, a liquidação e o pagamento. EMPENHO: é o ato emanado de autoridade competente que cria a obrigação de pagamento.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

As despesas podem ser classificadas como fixa e variável: Despesa Fixa: gastos que tendem a ser constantes, como a conta de água, por exemplo. Despesa Variável: gastos que variam mensalmente como a despesa financeira.

O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros de que a ...

  • 1) Empenho ordinário.
  • 2) Empenho estimativo.
  • 3) Empenho global.

Nota de Empenho: é o documento que materializa o empenho, ou seja, empenho é o ato enquanto a nota de empenho é o documento que o materializa. O § 1º do artigo 60 da Lei Federal nº 4320/64, menciona que em casos especiais, previstos em legislação específica, poderá ser dispensada a emissão da nota de empenho.

Quais são os três ambientes disponíveis no SIAFI? ambiente de suporte, ambiente de desenvolvimento e ambiente de produção.

O empenho é um documento utilizado pelo governo para reservar o dinheiro que será pago quando um bem for entregue ou um serviço concluído. Um empenho pode ter os seus valores atualizados e consta apenas na planilha do dia em que houve a última alteração.

Fases do ciclo orçamentário
Execução orçamentária e financeira e acompanhamento; Controle e avaliação.

Resposta: A nota de Empenho deverá conter todas as informações da conta corrente Emissão de Empenho (Classificação Institucional, Funcional Programática, Classificação Econômica até subelemento, Fonte de Recurso e Código de Aplicação), bem como o Histórico do Empenho.

Classificação da despesa segundo as estruturas de funções e subfunções, que indicam as áreas de atuação do governo, como saúde, educação, transporte, entre outras.

As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc. Ver também o significado de Contabilidade.

Alguns exemplos de despesas são as contas de internet, o aluguel do imóvel, gastos com materiais de escritório, impostos, seguros, publicidade, brindes, reformas, licenças, etc.

Inclui moradia (aluguel, contas de água, luz, telefone, internet, condomínio, gás), alimentação básica, transporte, seguros, saúde, higiene, impostos.

As despesas fixas e variáveis são igualmente importantes na gestão financeira de uma empresa. Sua relevância depende do contexto e dos objetivos específicos da organização. A questão não é uma ser mais relevante do que a outra, mas sim entender como encontrar o equilíbrio entre elas.

O conceito desse tipo de despesas refere-se a todos os gastos essenciais para que a empresa consiga funcionar de forma ordenada, como por exemplo, pagamento de funcionários, encargos, aluguel, impostos e contas de consumo.

As despesas públicas refletem os gastos autorizados pelo governo nas inúmeras atividades e programas que integram o Orçamento Público. As despesas públicas incluem: gastos com pessoal, saúde, transporte, educação, segurança, entre outros.