Quais são os três elementos do desenvolvimento motor?

Perguntado por: udias4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Desse modo, pode-se verificar que a organização do desenvolvimento se inicia na concepção, e os domínios motor, afetivo-social (conduta pessoal-social) e cognitivo (conduta adaptativa e linguagem) vão se diferenciando gradualmente (TANI et al, 1988).

As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...

A fase de movimentos rudimentares é uma das mais importantes para o desenvolvimento motor do indivíduo, e se estende durante os dois primeiros anos de vida do bebê.

A psicomotricidade é uma ciência que se concentra no desenvolvimento motor da criança, considerando os aspectos emocionais e cognitivos. O desenvolvimento psicomotor da criança passa por etapas, sendo que é importante estimular cada uma delas, já que são essenciais para a sua formação.

“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

Os estágios da Aprendizagem Motora são (Jardim, 2012): 1º Estágio - Cognitivo: A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigi-lo. 2º Estágio - Associativo: A criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.

As habilidades motoras podem ser divididas em duas categorias: a motricidade grossa e a fina. Ambas trabalham sempre juntas para que as tarefas diárias sejam cumpridas corretamente, sendo, muitas vezes, necessária mais de uma do que da outra em determinadas atividades.

As habilidades motoras são divididas em habilidades motoras globais e finas. As habilidades motoras globais, são controladas principalmente pelos grandes músculos ou grupos musculares. Esses músculos são essenciais para produzir uma série de movimentos, como andar, correr e saltar.

Desenvolvimento de habilidades motoras

  • Esticar-se para pegar algo desenvolve a coordenação motora. ...
  • Sentar-se sozinho é um marco para coordenação motora se desenvolver. ...
  • Engatinhar é um grande marco para desenvolver a coordenação motora. ...
  • Ficar de pé um marco para coordenação motora se desenvolver.

Exemplos: caminhar, saltar, escorregar, rolar, rodar, puxar, empurrar, subir, galopar, chutar, rebater, arremessar, bater, saltitar, receber, rastejar, lançar, girar, etc. Refere-se a um ato motor particular realizado ou a maneira como ele é executado(CANFIELD,1981).

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo de aprendizado e de crescimento, quando falamos em desenvolvimento infantil também é importante considerar os chamados marcos do desenvolvimento. São as mudanças físicas, psicológicas, sociais e emocionais que são esperadas e costumam marcar cada etapa da vida dos pequenos.

Estágio de utilização permanente: começa por volta dos 14 anos de idade e continua por toda a vida adulta. É o auge do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida.

A chamada primeira infância contempla a idade de 0 a 3 anos. Esse é o tempo por onde as crianças se desenvolvem rapidamente, aprendem a andar e falar, além de reconhecer cores entre outras evoluções.

O desenvolvimento nos primeiros anos
A fase dos movimentos rudimentares se inicia assim que o córtex motor se estabelece no controle de movimentos, mesmo que alguns movimentos reflexivos ainda estejam presentes. Levantar a cabeça, engatinhar e segurar objetos são exemplos de movimentos rudimentares.

Assim, atividades básicas que fazem parte do dia a dia da criança, como: correr, pular, girar, arremessar, arrastar, brincar e tantas outras ações, têm papel relevante no processo do desenvolvimento motor, e serão determinantes para a vida vindoura.

Entre os padrões locomotores citados por GALLAHUE & OZMUN (2001) estão: (1) caminhar, (2) correr, (3) galopar e corrida lateral, (4) saltar de uma superfície mais alta, (5) salto vertical, (6) salto horizontal, (7) saltar com um pé e (8) saltito.

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

As funções psicomotoras. A psicomotricidade integra aspectos afetivos, cognitivos e motores da criança, estimulando o desenvolvimento das funções psicomotoras. São elas: esquema corporal; coordenação motora global; coordenação motora fina; organização temporal, organização espacial e lateralidade.

estimular sua capacidade sensitiva por meio das sensações e as relações existentes entre o próprio corpo e o exterior; afirmar a sua própria identidade e a construção da unidade corporal da criança; desenvolver movimentos ritmados envolvendo jogos com movimentos e danças específicas.

A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Isto significa que existe um predomínio motor, ou melhor, uma dominância de um dos lados. O lado dominante apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.