Quais são os três distúrbios causados pelo mau funcionamento da hipófise?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Conheça as principais doenças da hipófise?

  • Doença de Cushing. É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. ...
  • Acromegalia. ...
  • Hiperprolactinemia. ...
  • Hipertireoidismo.

Exposição à radiação; Cirurgia; Infeções (meningite); Pode também ser de causa desconhecida.

Conheça as principais doenças da hipófise.

  • Doença de Cushing. É uma patologia que provoca a produção excessiva do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) pela hipófise. ...
  • Acromegalia. ...
  • Hiperprolactinemia. ...
  • Hipertireoidismo.

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado.

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

É considerada uma glândula mestra, uma vez que sua função é secretar hormônios que regulam outras glândulas endócrinas, incluindo a tireoide, as suprarrenais (ou adrenais) e as gônadas. A atividade secretora da hipófise também é regulada, em grande parte, por outra estrutura do cérebro chamada hipotálamo.

O tratamento de um adenoma de hipófise depende se ele produz (ou não) hormônio e, se produzir, qual é o tipo de hormônio. O tratamento também pode depender do tamanho do tumor. Os tipos de tratamento que podem ser utilizados para tumores de hipófise incluem cirurgia, radioterapia e medicamentos.

A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio.

Prolactina baixa: o que pode ser? O nível baixo de prolactina pode impactar o organismo no período da amamentação, porque a redução desse hormônio interfere diretamente na produção de leite e também no preparo das mamas ao longo da gravidez.

Hipofunção endócrina
Diminuição da produção hormonal pela glândula endócrina periférica com resultante aumento do hormônio regulador da hipófise pode provocar hiperplasia da glândula endócrina periférica. Por exemplo, se a síntese do hormônio tireoidiano é deficiente, TSH é produzido em excesso, causando bócio.

A prolactina alta serve para elevar a produção de leite pelas glândulas mamárias. Normalmente, esse aumento ocorre após o parto. Na fase de aleitamento materno, a prolactina alta também inibe os hormônios sexuais maternos, suprimindo os ciclos menstruais e diminuindo a libido e a fertilidade.

A deficiência de hormônio de crescimento (DGH) é uma doença rara, se constitui em uma importante causa de baixa estatura na infância, com uma prevalência de uma em cada 4.000 crianças.

Foto: Divulgação Nutrição rica em proteínas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, dormir bem e diminuir a ingestão de açúcar, favorecem o crescimento. O hormônio do crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise, localizada na base do crânio e desempenha um importante papel no corpo humano.

Tratamentos. Os tumores de hipófise podem ser tratados com medicamentos, cirurgia ou ambos. “A cirurgia, na maioria dos casos, é indicada para os casos de tumores grandes, com compressão de estruturas vizinhas”, explica a médica.

Prolactinomas. No caso dos prolactinomas, há a hiperprolactinemia, ou seja, excesso da produção de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite. A fase diagnóstica inclui a dosagem do hormônio no sangue e exames de imagem, como a ressonância magnética, que captem alguma alteração na glândula hipófise.

Causas do tumor na hipófise
Os adenomas geralmente são esporádicos, ou seja, não tem causa definida, e surgem ao acaso. Porém, até 10% podem estar associados a síndromes genéticas, das quais a mais conhecida é a Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM1), que também apresenta tumores em pâncreas e paratireoide.

São hormônios secretados pela hipófise:

  • hormônio folículo-estimulante,
  • hormônio luteinizante,
  • hormônio estimulador da tireoide,
  • hormônio adrenocorticotrófico,
  • prolactina,
  • hormônio do crescimento,
  • ocitocina,
  • hormônio antidiurético.

Orientações necessárias. - Trata-se de exame de ressonância magnética de sela túrcica e hipófise. - Este exame é realizado somente com solicitação médica e pode ser feito com anestesia, se necessário. - Se solicitado com anestesia, seguir os preparos da ressonância e da anestesia.