Quais são os três conceitos principais utilizados pela Educação Física?

Perguntado por: dferreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Dentre estes, temos Frizzo (2013), esclarecendo que foi tomado como objeto de estudo da Educação Física três perspectivas: movimento humano; cultura corporal de movimento; cultura corporal. Gawryszewski (2006) salienta que estas são as mais aceitas na atualidade.

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Através desse estudo foi possível concluir que os principais objetivos da Educação Física foram: a promoção da saúde e a socialização e que a mesma foi considerada de grande importância pela comunidade escolar. Também a maioria considerou que as aulas de Educação Física estão sendo desenvolvidas como deveriam.

A disciplina de Educação Física tem o objetivo de estudar a cultura corporal como linguagem nas diferentes manifestações do corpo (esportes, jogos, danças, lutas, ginásticas).

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.

Atividade física é qualquer movimento corporal que promove um gasto energético maior do que se o corpo estivesse em repouso. Já o exercício físico é uma atividade física mais planejada e estruturada de acordo com um objetivo.

7 tipos de exercícios físicos de até meia hora

  • Treino funcional. Trata-se de uma modalidade dinâmica, com exercícios integrados de alto gasto calórico. ...
  • Corrida. Uma das modalidades mais versáteis: estando com os exames em dia, basta calçar o tênis e começar. ...
  • Spinning. ...
  • Bike outdoor. ...
  • HIIT. ...
  • Musculação. ...
  • Danças.

Atividade física melhora dores e diminui a incapacidade funcional. A prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono. As atividades físicas melhoram o desempenho cognitivo. A prática de atividades físicas reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Esportes podem ser definidos como atividades físicas que visam equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física/mental. Além disso, é possível afirmar que os esportes são atividades sujeitas a regulamentos e que geralmente visam à competição entre os praticantes.

São os jogos, a dança, a ginástica, as lutas, o esporte, incluindo o de aventura, e as práticas orientais, como Tai chi chuan, Lian Gong, Yoga, etc. São abordadas e desenvolvidas como conteúdo das aulas de Educação Física escolar.

Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Segundo Gohn (2006, p. 31), os resultados esperados para cada um dos três tipos de educação são: para a educação formal, a aprendizagem e a titulação; para a educação informal, os resultados acontecem a partir da visão do senso comum; porém, na educação não formal, há o desenvolvimento de vários processos.

O ensino é a ação e o efeito de ensinar (instruir, doutrinar e amestrar com regras ou preceitos). Trata-se do sistema e do método de instruir, constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém.

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.