Quais são os três componentes do resultado abrangente?

Perguntado por: dtaveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

O Resultado abrangente Total, é formado por três componentes: a) Resultado Líquido do Período; b) Outros Resultados Abrangentes; e c) Efeito de Reclassificações de Outros Resultados Abrangentes para o Resultado do Período.

A DRA é elaborada a partir da soma do resultado líquido apresentado na DRE com os outros resultados abrangentes, que não sejam constituídos pelas transações de capital entre a empresa e seus sócios (aumento ou devolução de capital, distribuição de lucro, etc.).

No lucro abrangente são compreendidas todas as alterações patrimoniais do período, inclusive aquelas não refletidas no lucro líquido, exceto aquelas oriundas de investimentos dos proprietários e as distribuições para os proprietários.

Significado de Resultado
Consequência; aquilo que resulta de alguma coisa; o efeito de uma ação; a finalização de um problema.

Diretoria Regional de Assistência Social.

FIQUE ATENTO: DMPL apresenta o resultado abrangente, porém, ela não engloba a Demonstração de Resultado Abrangente (DRA), sendo a DRA uma demonstração independente.

Ou seja, o DRA — Demonstrativo de Resultado Abrangentes — é um documento produzido pelo setor contábil de uma organização que demonstra todos os dados afetados pelo balanço patrimonial. O documento tem como objetivo manter atualizado a divisão entre o que é patrimônio da empresa e o que é de seus sócios.

Ou seja, as contas que entram na DFC de um negócio são aquelas que representam atividades operacionais, de investimento e de financiamento, como vimos anteriormente.

Fórmula Baseada no Lucro
Nesse método, você deve levar em consideração os custos de produção e acrescentar o lucro desejado, além de contabilizar tributação e comissões.

A análise custo-volume-lucro (CVL) examina o comportamento de receitas totais, custos totais e o lucro das operações com a ocorrência e mudanças no nível de produção, no preço de venda, no custo variável por unidade e/ou nos custos fixos de um produto (HORNGREN; DATAR; FOSTER, 2004, p. 55).

O CPC 26 dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações, com a finalidade de assegurar a comparabilidade tanto das demonstrações de anos anteriores quando de outras entidades.

A DRE é estruturada de forma vertical ou horizontal.

  • Vertical – uma conta abaixo da outra, começando pela receita bruta do exercício (faturamento), evidenciando todas as contas de resultado da empresa, até chegar ao lucro líquido;
  • Horizontal – O cálculo da análise horizontal é extremamente simples.

Contas de resultado
São aquelas em que registramos as despesas e as receitas. Quando representam despesas são denominadas de devedora e terão sempre o saldo devedor, e quando representam as receitas são denominadas de credoras e terão sempre o saldo credor.

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um tipo de relatório contábil que tem a finalidade de descrever as operações realizadas pela empresa no período analisado. Ela permite confrontar receitas e despesas, apontando o resultado líquido do negócio, seja em relação ao lucro ou prejuízo.

Os principais resultados são a métrica pela qual você mensurará o progresso dos seus objetivos e principais resultados. Eles podem ser quantitativos (ex.: aumentar o tráfego na Web para dois milhões de usuários por mês) ou qualitativos (ex.: avaliar e documentar os pontos críticos dos usuários).

2 produto, solução, resposta, número, cálculo, apuramento, apuração, conta, contagem, soma, diferença, resto, quociente, suputação, saldo.

Diferença entre metas e resultados
Ela é a visão do que se deseja obter e serve como um norte para as decisões e ações. Uma meta, por exemplo, pode ser ilustrada como “aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre”. Já o resultado, é o retorno concreto das ações tomadas para alcançar a meta.

A abreviação de doutora é, portanto, Dra.