Quais são os três atos do Auto da Compadecida?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Auto da Compadecida é dividida em três atos: o primeiro narra os mal entendidos e confusões que João Grilo e Chicó acabam se envolvendo após se verem obrigados a pedir ao padre que benza a falecida cachorra de seus patrões. No segundo, encontramos algumas histórias fantásticas, inspiradas na literatura de cordel.

É um drama nordestino apresentado em três atos. Contém elementos da literatura de cordel e está inserido no gênero da comédia, se aproximando, nos traços, do barroco católico brasileiro. Trabalha com a linguagem oral e apresenta também regionalismo através da caracterização do nordeste.

1 O fato principal é a discussão de Chicó com João Grilo sobre a possível vinda do Padre João para benzer um cachorro. A cena se passa na igreja ou no pátio dela, onde Chicó e João Grilo procuram pelo Padre João.

um dos melhores filmes do cinema nacional é uma grande fábula sobre a manifestação da Misericórdia na vida humana. O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, é o filme brasileiro que melhor representa a comédia humana sem se esquecer da fragilidade da nossa condição.

A história é uma sátira aos poderosos, critica a hipocrisia presente na sociedade através do tipos como o Padre, o Major, o Padeiro, etc. Critica também o materialismo e a discriminação com os pobres.

A narrativa cinematográfica O Auto da Compadecida ambienta-se em Taperoá, na década de 1930, conta as peripécias de João Grilo, um personagem que luta permanentemente pela sobrevivência, e seu inseparável amigo Chicó, um astuto contador de histórias.

João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.

Dentro desse contexto, João Grilo é a figura que representa os pobres oprimidos, é o homem do povo, é o típico nordestino amarelo que tenta viver no sertão de forma imaginosa, utilizando a única arma do pobre, a astúcia, para conseguir sobreviver.

João Grilo é a personagem principal da narrativa, pois todo o universo da obra gira em torno de suas peripécias, dotado de uma astúcia monumental é o protagonista de diversas armações, ao lado de Chicó. Ele participa d a maior parte os eventos da história.

Com relação à cobiça, em Auto da Compadecida a crítica se dirige em especial aos membros da igreja, prontos a bajular e fazer as vontades dos mais ricos, sempre tendo em vista alcançar benefícios pessoais.

Após viver Jesus Cristo no longa, Maurício Gonçalves, filho do saudoso Milton Gonçalves, estrelou novelas como Sinhá Moça, Começar de Novo e Estrela-Guia, além de filmes como Se Eu Fosse Você (2006) e Cidade dos Homens (2007).

Igreja Católica

O título da obra remete à noção de que o homem é um ser passível de erro, mas é possível que seja perdoado, por intermédio da “Compadecida”, Nossa Senhora, que, na Igreja Católica, é considerada pelos fiéis a advogada capaz de interceder pelos pecadores junto a Jesus Cristo.

  • João Grilo (Matheus Nachtergaele)
  • Rosinha (Virgínia Cavendish)
  • Vicentão (Bruno Garcia)
  • Major Antônio Moraes (Paulo Goulart)
  • Eurico (Diogo Vilela)
  • Chicó (Selton Mello)

O espaço da narrativa é o local onde ela se desenvolve. Ele pode ser físico ou mesmo psicológico. No primeiro caso, o local onde se passa a história é indicado seja uma fazenda, uma cidade, uma praia, etc. São classificados em espaços fechados (casa, quarto, hospital, etc.)

No filme podemos verificar que Chicó e João Grilo vivem então em extrema pobreza, sendo assim com os impactos citados nas condições de vida e estão constantemente em busca de satisfação das necessidades de alimentação, como por exemplo na cena em que João Grilo e Chicó trocam seus pratos de comida ruim pelo bife da ...

João precisou mentir e dizer que o cachorro era do Major Antônio Moraes, inventando também que era empregado do Major, afim de convencer o Padre.

No filme, o ator interpretou Major Antônio Morais, o coronel que é pai de Rosinha (Virginia Cavendish), que se apaixona por Chicó (Selton Mello). Ele morreu no dia 13 de março de 2014, aos 81 anos, em São Paulo, por complicações causadas por um câncer, no qual foi diagnosticado no começo de 2008.

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo
Alinhado à BNCC do tema Leitura/Escuta.