Quais são os três amores?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Diga-se desde já que o Antigo Testamento grego usa só duas vezes a palavra eros, enquanto o Novo Testamento nunca a usa: das três palavras gregas relacionadas com o amor — eros, philia (amor de amizade) e ágape — os escritos neo-testamentários privilegiam a última, que, na linguagem grega, era quase posta de lado.

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.

Segundo o texto, o amor da sua vida, será sempre seu ponto fraco porém as coisas não darão certo para vocês ficarem juntos; e o amor para sua vida é aquele em que tudo daria certo. Nesse sentido o amor romântico, de certa forma, adoece e paralisa às pessoas.

Ágape significa “amor” no grego moderno. Essa palavra foi usada de diversas formas em variadas fontes literárias, incluindo a Bíblia. Esse é o amor por todos os seres. O verdadeiro ágape é caracterizada por uma conexão com a natureza, a humanidade e o universo.

Fátuo. Esse é um tipo de relacionamento muito forte tanto no item “paixão” quanto em “compromisso”. Ambos gostam muito um do outro e estão convencidos a permanecerem na relação, mas a intimidade (vínculo um com o outro) não é tão bem estabelecida.

- Philos é o Amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos.

O que é Ágape:
O termo foi muito utilizado na Grécia antiga pelos filósofos, como Platão, significando o amor a uma esposa, ou esposo, ou amor às crianças, aos filhos, a sua família e ao trabalho. Já para o carinho, a afeição, a afinidade, o amor entre irmãos os gregos usavam o termo philia.

Ágape é o tipo de amor que Deus tem para com o Seu Filho e a raça humana. É um amor que sacrifica… o amor que vemos em João 3:16: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito… (NVI). Há muitas escrituras sobre esse tópico; é realmente algo que você deveria sentar e estudar pessoalmente.

Amor fraternal é um sentimento de carinho muito forte, de dedicação, de interesse pela figura do outro, gerando sentimentos positivos e construtivos, podendo até em certos momentos, levar o indivíduo a fazer grandes sacrifícios, que só sería capaz de fazer por ele mesmo.

São elas:

  • Amor romântico. O amor romântico envolve paixão, unidade e atração sexual, mais usual na adolescência.
  • Amor possessivo. O amor possessivo é determinado pelo ciúme, provocando emoções extremas.
  • Amor cooperativo. ...
  • Amor pragmático. ...
  • Amor lúdico. ...
  • Amor altruísta.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.

Ele é para poucos. Para entender essa afirmativa, permita-me ater ao sentido bíblico do amor ágape, no Segundo Testamento, onde ele aparece em três situações: a) é o amor de Deus em relação ao ser humano; b) é o amor do ser humano em relação a Deus; c) é o amor do ser humano em relação ao próximo.

As cinco linguagens do amor são:

  • Palavras de afirmação.
  • Tempo de qualidade.
  • Toque físico.
  • Atos de serviço.
  • Presentes.

Conheça-as:

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. É paixão, luxúria e prazer. ...
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  4. Storge: amor familiar incondicional. ...
  5. Philautia: amor-próprio. ...
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  7. Agápe: amor empático e universal.

Eu te amo é uma expressão usada por aqueles que querem demonstrar o seu amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. Por isso, muitas vezes é dita entre amigos ou familiares e não somente entre os casais.

Embora muitos indivíduos se sintam plenamente felizes com a ideia de uma única alma gêmea, amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo é possível. No entanto, essa situação pode ser bastante confusa, principalmente quando já estamos em um relacionamento com alguém.

Segundo os psicólogos, o verdadeiro amor é uma relação sem medos, na qual se tem certeza que quem está ao seu lado vê você como uma prioridade..

Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado. Deus ama de forma incondicional porque ama a todos. De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso.