Quais são os treinos metabólicos?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para organizar a ordem, intensidade e estilo do treino, o personal trainer pode contar com três principais técnicas de treino metabólico. São elas a EMOM, AMRAP e TABATA.

A diferença básica entre essas duas modalidades de treino é o tipo de estímulo que produzimos nos músculos. Os treinos de força produzem estímulos mecânicos através da tensão criada pelo aumento de cargas, já o treino metabólico produz sinais bioquímicos através dos resíduos metabólicos.

Entende-se por treinos tensionais aqueles que suas estruturas são compostas por cargas mais elevadas, com tempo de recuperação entre as séries maior e com menor número de repetições, enquanto os treinos metabólicos apresentam cargas mais leves, com tempo de recuperação menor e maior número de repetições (Gentil, 2005).

Anaeróbicos requerem mais energia – Já os exercícios anaeróbios, como musculação, corrida ou caminhada em aclives, envolvem trabalho de força muscular localizada com maior esforço. São eles que fortalecem os músculos e aumentam o gasto geral de energia do organismo, favorecendo ainda mais o emagrecimento.

Cintia Santos, endocrinologista do CHN, as doenças cardiometabolicas são caracterizadas por um grupo de fatores de risco interrelacionados como hipertensão, glicemia de jejum elevada, obesidade e triglicerídeos elevados que podem levar o paciente ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.

Como deve ser um treino metabólico? O treino metabólico deve ser feito em 20 a 30 minutos em ritmo intenso. Na prática, você pode escolher entre realizar os exercícios em intervalos curtos de descanso ou executar o máximo de repetições possível dentro das séries.

caminhada

A caminhada é o exercício mais indicado. Funciona como um treinamento físico das pernas, onde as caminhadas devem acontecer por volta de 30 minutos, 3 a 4 vezes por semana.

  • Exercícios de amplitude de movimento.
  • Exercícios de fortalecimento muscular.
  • Exercícios de coordenação e equilíbrio.
  • Exercícios de deslocamento (caminhar)
  • Exercícios de condicionamento geral.
  • Treinamento de transferência.
  • Uso de uma mesa inclinada.

E os resultados foram muito interessantes: um treino típico de força gera sim maiores ganhos de força que um típico de hipertrofia, porém, os dois produzem as mesmas respostas na hipertrofia. É isso mesmo. Quando o assunto foi ganho de massa muscular, os dois treinamentos tiveram o mesmo resultado.

A seguir, você confere 8 opções para variar a sua rotina esportiva:

  1. Treino cardiovascular. ...
  2. Treino de definição. ...
  3. Treino de força. ...
  4. Treino funcional. ...
  5. Treino HIIT. ...
  6. Treino de hipertrofia. ...
  7. Treino de resistência muscular. ...
  8. Treino terapêutico.

Alguns grupos defendem uma média de 45 a 60 minutos de atividade física diária para prevenir o ganho de peso; e de 60 a 90 minutos, para indivíduos previamente obesos, com a finalidade de evitar novo ganho de peso. O ACSM recomenda que os objetivos de emagrecimentos semanais não excedam a um quilo.

Na hipertrofia metabólica provoca-se um estresse bioquímico nas células musculares, nesse caso o crescimento do músculo ocorre dentro das células (sarcolemas) que aumentará seu citoplasma (sarcoplasma). As células musculares aumentarão suas reservas de substratos energético provocando assim um aumento muscular.

HIIT

Treinamento intervalado de alta intensidade. O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana.

“O exercício para hipertrofia é uma adaptação do corpo em relação àquela atividade”, lembra Guilherme. Então, para colocar seu corpo para trabalhar, entram em cena os exercícios resistidos, que são aqueles que aumentam a força dos músculos com o levantamento de peso ou usando faixas elásticas.

Emagrecer: O que comer antes de dormir quando se está de dieta

  1. Salada de abacate e ovo.
  2. Homus com vegetais crus.
  3. Salmão com salada.
  4. Salada verde com frutas vermelhas.
  5. Abacate recheado com sardinha.