Quais são os transistores NPN?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O transistor NPN é formado por duas junções NP, na sequência NP-PN. Formado por três cristais de silício, sendo dois N e um P(NPN). A junção Emissor/Base é diretamente polarizada, a junção Base/Colector é inversamente polarizada.

Se acharmos a base com a ponta vermelha, o transistor é NPN e se acharmos com a preta, ele é PNP. Note que a indicação é o contrario do multímetro analógico. O terminal que indicar maior resistência com a base é o emissor.

Como a alocação de tensão é diferente, o fluxo de corrente funciona para ativá-los é diferente. Um transistor NPN é ligado quando uma corrente suficiente é fornecida à base do transistor. Portanto, a base de um transistor NPN deve ser conectada à tensão positiva para a corrente fluir para a base.

Entre os diversos tipos de transistores existentes no mercado, os transistores bipolares de junção e os transistores de efeito de campo são os mais utilizados.

Os mais comuns são o Transistor de Efeito de Campo (FET), Transistor de Junção ou Transistor de Junção Bipolar, Transitor de Efeito de Campo de Metal Óxido Semicondutor (MOSFET), Transistor de Sanduíche de Silício.

Assim, enquanto num transistor NPN, para conduzir aplicamos uma tensão positiva, num transistor PNP a tensão deve ser negativa, ou seja, ligamos à base ao negativo ou 0 V da fonte.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Existem basicamente três tipos de transistores atualmente:

  1. TBJ – Transistor Bipolar de Junção;
  2. FET – Transistor de Efeito de Campo, que é subdividido em MOSFET, JFET, MESFET, entre outros;
  3. IGBT – Transistor Bipolar de Gate Isolado;

Transistor NPN: As junções internas deste transistor estão representadas pelos diodos da figura 2a. Um diodo conduz quando ele é polarizado com uma tensão positiva no anodo e negativa no catodo.

Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor. Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).

Um transistor, de acordo com seu significado direto é um “pequeno dispositivo semicondutor us. para controlar o fluxo de eletricidade em um equipamento eletrônico”. Ou seja, ele é um dispositivo semicondutor feito para amplificar ou trocar sinais eletrônicos e potência elétrica.

Em transistores NPN, para que a junção PN do emissor seja polarizada, é necessário aplicar uma tensão na Base superior à tensão no Emissor (Vbe > 0).

Quando uma tensão é aplicada entre os terminais comporta (gate) e fonte (source), o campo elétrico gerado penetra através do óxido e cria uma espécie de "canal invertido" no canal original abaixo dele. Assim, ele cria um condutor através do qual a corrente elétrica possa passar.

Mosfet e suas operações
Na eletrônica este componente é predominantemente utilizado como interruptor, então, ele consegue conduzir ou bloquear a passagem de corrente no circuito eletrônico. Ele é semelhante ao diodo, mas a diferença, que influencia muito na escolha dos componentes, está no terminal do Gate (G).

O IGBT reúne a facilidade de acionamento dos MOSFET's e sua elevada impedância de entrada com as pequenas perdas em condução dos TBP (Transistores Bipolares de Potência). Sua velocidade de chaveamento é determinada, a princípio, pelas características mais lentas – as quais são devidas às características do TBP.

No mercado existem três tipos diferentes de transistores de potência: o bipolar, o unipolar ou FET (Field Effect Transitor) e o IGBT.