Quais são os trajes típicos do Brasil?

Perguntado por: bmartins3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

No caso dos homens, eles usam calças estreitas, camisa com gravata (a camisa pode ser xadrez), lenço, jaqueta na altura do joelho com três botões, chapéu de palha e botas. Não é quente para tantas roupas pesadas?

Um traje típico (também traje popular, traje regional, traje nacional, roupa tradicional) expressa uma identidade através traje, que é geralmente associada a uma área geográfica ou um período de tempo na história. Também pode indicar estado social, conjugal ou religioso.

Roupas típicas paraenses
As roupas típicas utilizadas durante as festas tradicionais são as saias compridas e os tops do "carimbó", a dança típica paraense que tem origem no ambiente rural do estado.

Segundo a nossa fundadora e Personal Stylist Juliana Brasil, o estilo básico ou natural/esportivo é eleito o preferido entre as brasileiras, muito provavelmente ao nosso clima tropical e à falta de conhecimento das mulheres sobre seu próprio estilo.

A cultura brasileira atual é influenciada fortemente pelos elementos da indústria cultural. Além desses fatores, existem outros oriundos da cultura produzida nas periferias, que não necessariamente são frutos da indústria cultural.

De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa da Michaelis o significado mais comum da palavra vestuário é “conjunto de peças de roupa disponíveis”. Vestuário tem como sinônimos roupa, traje, indumentária.

Entre 3.000 e 400 a.C. estão as principais fontes de informações sobre o vestuário, na antiguidade. A informação vem de pinturas, vasos e esculturas, que dão uma ideia aos pesquisadores de como eram as roupas e qual era o papel da costura em cada época.

As roupas no Paleolítico eram feitas de couro e peles de animais. Nossos ancestrais consumiam os animais em todos os estágios. Se alimentavam da carne, usavam a pele para as roupas e os ossos se tornavam instrumentos.

A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos, assim como chapéu de palha. Por outro lado, para as mulheres, o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha. Bem no jeitinho de caipira!

Antigamente, por serem festas promovidas pelas cortes, as mulheres tinham que usar vestidos voluptuosos e rodados. Daí a origem dos vestidos de quadrilhas, que, em nosso país, acabaram sendo confeccionados com tecidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita.

Cheias de cores, fitas e rendas, a indumentária junina é uma herança europeia. De acordo com o Historiador Adson Brito, as festas juninas tiveram origem na Capital da França, Paris, no século XVIII.

Nightingale of Kuala Lumpur / Vestido mais caro do mundo tem preço de US$ 30 milhões. O vestido foi desenhado por Faiyzali Abdullah. A peça de noite é feita de tafetá, cetim, chiffon e seda, sendo incrustado com diamante em forma de pêra, de 70 quilates; e ainda integram o mesmo 751 cristais Swarovski.

1. Tudo o que serve para cobrir o corpo. 2. Vestes sacerdotais em actos solenes.

A "moda brasileira" é um fenômeno condicionado pela situação de globalização. A partir da abertura do mercado brasileiro, ocorrida na década de 1990, o setor nacional de têxteis, confecções e moda assistiu à transformação do estado da concorrência no mercado doméstico.

Os sete estilos universais da moda

  • Estilo romântico;
  • Estilo clássico;
  • Estilo casual;
  • Estilo criativo;
  • Estilo dramático urbano;
  • Estilo elegante;
  • Estilo sexy.

A vestimenta do cotidiano era o terno (calça, paletó e colete). Durante o dia, cores claras e à noite, escuras. As gravatas na cor preta eram usadas nos momentos formais – origem do termo black tie. Vale ressaltar que a utilização de paletós para cada tipo de evento se dava de acordo com o número de botões das mangas.

A soja, o milho, o arroz, a cana-de-açúcar e o feijão são as maiores culturas da agricultura brasileira em área plantada, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

No caso da busca da Identidade do Brasil e do brasileiro, esses fatores aparecem de maneira bastante marcante. Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.