Quais são os tipos de vulcanização?

Perguntado por: oalmada4 . Última atualização: 31 de maio de 2023
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O número de átomos de enxofre é variável: 1 átomos, 2 átomos e mais do que dois átomos, correspondendo respectivamente, às chamadas vulcanizações eficientes (EV), vulcanizações semi eficientes (SEV ou semi EV) e vulcanizações convencionais (CV) (Figura 7).

A borracha natural é comercializada, basicamente, sob a forma líquida (látex) e sob a forma sólida. É esta forma que nos interessa particularmente.

A vulcanização é um reparo para quando o pneu é rasgado na lateral. Sabe aquele pneu que sofreu um corte por causa de algum objeto na estrada? Então, a vulcanização permite a reutilização do pneu. O processo de reparo envolve o lixamento e aquecimento do pneu danificado, isso vai unir as partes novamente.

Se um profissional disser que realiza a vulcanização em pouco tempo, desconfie! O tempo médio para um reparo minucioso e de qualidade é de cerca de 02h30min. Vulcanizar pneu é o nome de um processo voltado para reparar rachaduras na borracha.

polibutadieno

Qual o tipo de borracha mais resistente? O polibutadieno é o elastômero mais resiliente, embora suas propriedades mecânicas sejam discretas. Adicionado à NR melhora a resiliência e viabiliza a vulcanização acima de 145°C sem que ocorra a decomposição da borracha natural.

Da seringueira (Hevea brasiliensis) é extraído um líquido viscoso e branco, chamado látex, o qual passa por uma coagulação espontânea em contato com o ar, formando o polímero conhecido como borracha.

Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira. Além de ser a principal matéria prima da borracha natural, o látex é essencial para a manufatura de mais de 40 mil produtos.

O material fica mais resistente também porque as pontes de enxofre dificultam o rompimento da borracha quando ela é esticada. A proporção de enxofre adicionado à borracha na vulcanização varia entre 2 e 20%, dependendo do que se deseja, sendo que, quanto mais enxofre for adicionado à borracha, maior será a sua dureza.

A vulcanização de correias transportadoras a frio leva em conta a utilização de colas especializadas ou equipamentos que poderão fazer a junção das partes da correia que foi rompida. A vulcanização de correias transportadoras a frio pode utilizar inúmeros produtos químicos, que funcionam como uma cola entre as partes.

A vulcanização foi um método criado no ano de 1839 e consiste na aplicação de calor e pressão em uma composição de borracha. Esse método é responsável por dar forma e propriedades para o produto final. Trata-se da modificação da borracha natural obtida por sua combinação com o enxofre.

A vulcanização é um dos métodos, senão o mais importante, de cura da borracha. Esse processo garante à borracha propriedades excelentes, assim como DPC (Deformação Permanente por Compressão) muito baixa e elasticidade.

enxofre

A vulcanização da borracha é a adição de enxofre sob aquecimento e na presença de catalisadores. Durante esse processo, os átomos de enxofre quebram as ligações duplas e formam ligações unindo as moléculas da borracha, que são os poli-isoprenos.

Na análise efectuada atribuiu-lhe a fórmula empírica C5H8 e determinou ainda que esta substância era acompanhada por 2 a 4% de proteínas e 1 a 4% de substâncias solúveis em acetona (resinas, ácidos gordos e esteróides).

Evite fazer o processo mais de uma vez em um pneu, para não comprometer a sua segurança.