Quais são os tipos de vômito?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Classificação

  • vómitos alimentares - quando apresenta apenas conteúdo alimentar.
  • vómitos fecaloides - quando apresentam características como odor pútrido e cor escura, sendo patognomônico de obstrução intestinal baixa.
  • vómitos biliares - quando apresenta conteúdo de cor amarelo esverdeado sugestivo de bile.

O vômito que ocorre de maneira violenta, no qual o fluxo é lançado a uma grande distância da boca, chamado de vômito em jato, é preocupante e o médico deve ser procurado imediatamente.

A regurgitação é a passagem de conteúdo do estômago para a boca de forma involuntária, sem esforço e sem ejeção (eliminação forçada ou “violenta”) do conteúdo alimentar. Já o vômito é uma resposta voluntária e coordenada da criança que causa a expulsão forçada do alimento.

A cor do vômito também pode indicar o estado de saúde da pessoa, podendo estar amarelo ou verde no caso de gripes ou até mesmo jejum, ou preto quando há doenças digestivas graves que levam ao sangramento em órgãos do sistema digestivo e resulta na liberação de sangue pela boca.

Gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico, pancreatite e cálculo na vesícula são algumas doenças gastrointestinais que causam ânsia de vômito. Geralmente, o sintoma aparece logo após as refeições.

Experimente tomar uma sopa de legumes ou canja de galinha (pegue leve nos temperos e não consuma muito quente), beba isotônicos, água mineral, água de coco, soro caseiro e até mesmo gelatina para ajudar o seu organismo a se manter hidratado e repor o líquido perdido com os vômitos.

As viroses gastrointestinais causadas pelo Norovírus, Sapovírus ou Astrovírus podem provocar desde uma doença leve, com febre baixa e diarreia leve, até um quadro bem grave, com febre alta e dezenas de episódios de vômitos e diarreias ao longo do dia.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação. Geralmente os vómitos são precedidos de enjoo, ou náuseas, ou seja, da sensação que se quer vomitar.

O vômito vem acompanhado de náuseas, sudorese, mal-estar e até febre. Cabe investigar as causas com o pediatra. Refluxo: é quando a válvula do esôfago não funciona bem. Nesses casos, o leite volta do estômago para o esôfago causando desconforto e dor.

Pelo que foi descrito, um líquido transparente e esbranquiçado pode ser produto das secreções produzidas pelas células do estômago (suco gástrico) e que são eliminadas dentro do próprio órgão,que ajudam na digestão dos alimentos. Um pediatra precisa investigar o que causou esse vômito, se o mesmo ainda persistir.

É o vômito cuja coloração é dada pela bile – substância produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar que prepara a gordura ingerida na dieta para ser digerida mais facilmente. Sua coloração varia de um verde claro amarelado a um verde musgo.

O vômito amarelo ou verde normalmente não representa situações graves, podendo ser apenas indicativo de que o estômago está vazio, por exemplo. Porém, quando acompanhada por outros sintomas ou quando é muito frequente pode significar graves problemas de saúde, sendo importante ir ao médico.

O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais.

Em geral, no paciente previamente saudável, com recuperação de seu estado nauseoso, pode e deve repousar. Caso vomitos persistentes ou outras doenças já estabelecidas, procure seu médico assistente para cuidados preventivos quanto a possíveis complicações do sintoma.

Dê preferência aos alimentos mais secos, como torradas, pães, bolachas e biscoito (sem recheios). A consistência desse tipo de alimento auxilia no controle da sialorreia (aumento da produção de saliva), um dos sintomas comuns durante a náusea.

A gastrite, úlcera gástrica e a dispepsia são alguns dos problemas no estômago que podem acontecer devido ao estresse, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou infecção pela bactéria H. pylori, por exemplo. Outros sintomas que também podem surgir incluem inchaço na barriga, náuseas e vômitos.