Quais são os tipos de ventilação industrial?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

A ventilação industrial é um sistema mecânico que renova o ar por meio da movimentação do mesmo dentro de ambientes usando ventiladores.
...
as opções são:

  • ventilação natural;
  • ventilação geral diluidora;
  • ventilação exaustora.

As normas regulamentadoras que requerem a utilização dos sistemas de ventilação industrial, são a NR 15 e a NR 12, essas regulamentações requerem um bom sistema de ventilação para que a garantia do funcionário seja solucionada.

Na ventilação comercial o objetivo principal é a eliminação de fumo, odores e calor; na ventilação industrial o objetivo é 1o controle da concentração de vários contaminantes, tais como pó, fumaça, fuligem, vapores, gases e outras impurezas químicas, bem como remoção de calor industrial.

Tipos de ventilação mecânica
A ventilação invasiva, na qual se faz necessária a utilização cânulas oro ou nasotraqueais ou traqueostomia para garantir o suporte ventilatório. E a ventilação mecânica não invasiva, na qual auxilia-se o processo respiratório por meio de máscaras diversas.

A ventilação industrial, além de promover o conforto térmico para os trabalhadores, também ocasiona a dispersão de contaminadores no ar ambiente e dilui o acúmulo de gases e vapores. Dessa forma, por meio da renovação do ar, proporciona segurança e sensação de bem-estar para o local.

É um método de separação de misturas heterogêneas entre sólidos. A principal utilidade dada à ventilação é na separação de grãos da sua casca ou de outras impurezas. Por exemplo, os criadores de passarinhos utilizam esse método para limpar a gaiola. Os passarinhos comem sementes e deixam as suas cascas espalhadas.

A ventilação industrial é um sistema mecânico de renovação do ar que realiza a movimentação do ar dentro de um ambiente por meio de ventiladores. Trata-se de uma solução muito utilizada pelas indústrias para remover as substâncias contaminantes presentes em um determinado local e trazer ar limpo para o recinto.

5.1.1 Esta norma regulamentadora - NR estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA tendo por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do ...

O sistema de ventilação é responsável por promover a circulação de ar, mantendo o conforto térmico, retirando ar contaminado e garantindo a diluição de gases, odores e vapores. Essas características tornam os equipamentos de exaustão e ventilação fundamentais para o funcionamento de indústrias.

A VM propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório podendo ser por meio da ventilação mecânica invasiva (VMI), que se dá por meio do uso de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia, ou por ventilação mecânica não invasiva (VNI), através de uma interface externa, geralmente uma máscara ...

A VM pode ser não invasiva (VNI), com uso de máscaras faciais, ou invasiva (VMI), através de tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia (2).

A PAV é aquela que aparece após 48 horas de intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva (VMI), ou 48 horas após a extubação, com presença de novo infiltrado pulmonar visualizado na radiografia de tórax, persistindo por mais de 24 horas sem outras causas explicáveis.

A ventilação natural é um sistema de ventilação passiva que depende do movimento do ar através de janelas ou portas abertas para trocar o ar interno viciado pelo ar externo fresco. Esse tipo de ventilação é normalmente o mais eficiente em termos de energia, pois não requer sistemas mecânicos ou entradas de energia.

Os principais modos ventilatórios empregados durante a VNI são1,4: Pressão positiva contínua nas vias áereas (CPAP); • Dois níveis de pressão em vias aéreas (bilevel ou binível – Modo S/T [Bipap V60]); • Suporte de pressão assegurada de volume médio (AVAPS); • Ventilação de pressão proporcional (PPV).

A ventilação mecânica pode ser classificada como não invasiva, a partir de uma interface externa ou invasiva, através de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia. Os primeiros aparelhos surgiram no final do século XIX.

A ventilação mecânica controlada ou VMC, consiste num sistema que promove a circulação de ar nos edifícios, tais como, apartamentos, moradias, escritórios, etc.

As principais técnicas de ventilação natural são: sistema passivo de ventilação, ventilação cruzada, ventilação natural induzida e efeito chaminé.