Quais são os tipos de variáveis que existem dentro do campo da estatística?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

Essas variáveis podem ser de dois tipos: Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados.

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.

Resposta: C. Variáveis discretas (nominal, ordinal e numérica) e contínuas.

Tipos de variáveis

  • Variável qualitativa nominal: essas variáveis não possuem uma ordem ou hierarquia entre as categorias. Por exemplo, a cor dos olhos, o estado civil, a profissão, a nacionalidade, entre outras. ...
  • Variável qualitativa ordinal: possuem uma ordem ou hierarquia entre as categorias.

Por outras palavras, uma variável é um símbolo que representa um elemento não especificado de um determinado conjunto. Este conjunto é denominado conjunto universal da variável ou universo da variável, e cada elemento do conjunto é um valor da variável. Por exemplo: x é uma variável do universo {2, 4, 6, 8}.

o Variáveis quantitativas discretas – quando resultam de um conjunto finito (ou enumerável) de valores possíveis. Por exemplo, o número de livros de Matemática da biblioteca da escola e a quantidade de carros presentes, agora, num estacionamento, são variáveis discretas.

Uma variável discreta é sempre numérica. Por exemplo, o número de reclamações de clientes ou o número de falhas ou defeitos. Variáveis contínuas são variáveis numéricas que têm um número infinito de valores entre dois valores quaisquer. Uma variável contínua pode ser numérica ou de data/hora.

Uma variável quantitativa contínua é aquela que pode ser avaliada em números. Esses números se mostram resultados de medições e, dessa forma, assumem valores com casas decimais. Dessa maneira, sua medida deve ser dada por meio de algum instrumento como, por exemplo, a massa, que é avaliada pela balança.

Em resumo, a diferença entre as variáveis quantitativas discretas e contínuas é que as variáveis discretas têm valores finitos e limitados, enquanto as variáveis contínuas têm valores infinitos e podem ser medidos em escalas infinitamente pequenas.

Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas, se for informada apenas a faixa etária (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc…), é qualitativa (ordinal).

- Variável qualitativa nominal = valores que expressam atributos, sem nenhum tipo de ordem. Ex: cor dos olhos, sexo, estado civil, presença ou ausência... - Variável qualitativa ordinal = valores que expressam atributos, porém com algum tipo de ordem, ou grau.

As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem a situação líquida patrimonial. Já as variações qualitativas são decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o a situação líquida patrimonial. 16.

Nomes de variáveis podem começar com letras ou com os símbolos $ ou _. Elas só podem conter letras, números, $ e _. Elas não podem começar com um número. "minhaVariavel", "folha_1", e "$dinheiro3" são exemplos de nomes válidos de variáveis.

Uma variável estática realmente é um local de armazenamento do código. Ela pode ser alterada. Ela existirá durante toda a execução da aplicação, não importa onde ela tenha sido declarada. O local de declaração dela define o escopo, a visibilidade da variável, mas não o tempo de vida.

Refere-se a uma determinada quantidade a qual o valor permanece inalterado num determinado problema. O domínio de uma constante é meramente um número. Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y.