Quais são os tipos de Tunicas serosas?

Perguntado por: avieira8 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Entre as principais membranas serosas no corpo estão: pericárdio, PERITÔNEO e pleura.

A túnica muscular e a serosa são semelhantes em todas as porções do intestino.

Entre as principais membranas serosas no corpo estão: PERICÁRDIO, PERITÔNEO e PLEURA.

É formada por três camadas: a túnica íntima, a túnica média e a túnica adventícia. A túnica intima é constituída pelo endotélio (tecido epitelial pavimentoso simples) que reveste o vaso internamente, e pelo tecido conjuntivo subendotelial (delicada camada de tecido conjuntivo frouxo).

A camada que forra a parede da cavidade é conhecida como parietal, enquanto que a camada responsável por revestir a superfície externa dos órgãos, é conhecida como visceral.

Enfim, os líquidos serosos são formados pelo ultrafiltrado do plasma e a pequena quantidade de proteína que é filtrada, é retirada pelo sistema linfático. Este líquido fica situado entre as membranas que o delimitam e serve para lubrificá-las.

Em anatomia, uma membrana serosa é uma membrana de tecido liso constituída por duas camadas de mesotélio que segrega líquido seroso. A camada interior que reveste os órgãos das cavidades corporais denomina-se "membrana visceral".

Assim, o tubo digestório (trato gastrintestinal) é formado por quatro camadas distintas: mucosa, submucosa, muscular e serosa.

As secreções produzidas pelas células podem ser serosa, mucosa ou mista. A secreção serosa é aquosa e rica em proteínas, enquanto a mucosa é mais espessa.

O tubo digestório tem quatro túnicas (camadas): mucosa, submucosa, muscular e serosa ou adventícia. A mucosa é constituída por epitélio, lâmina própria, de tecido conjuntivo frouxo, e muscular da mucosa, de músculo liso.

Meninges

As meninges são três membranas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que revestem o sistema nervoso central.

A túnica mucosa é composta por um revestimento epitelial (epitélio úmido), que possui função de proteção, absorção e secreção; uma lâmina própria, com as funções de suporte, defesa e secreção (quando glândulas presentes), formada por tecido conjuntivo frouxo.

As proteínas da membrana podem ser classificadas como integrais e periféricas. A membrana plasmática, além de delimitar a célula, está relacionada com a seleção de substâncias que entram e que saem da célula e com captação de sinais externos.

1. [ Vestuário ] Peça de roupa inteiriça e, geralmente, folgada, de comprimento variável, que cobre o tronco e parte das pernas. 2. [ Vestuário ] Peça de roupa que os povos da Antiguidade Clássica traziam sob o manto ou capa.

“Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” (Lc 3,11)

As veias apresentam uma parede formada por três camadas: túnica íntima, túnica média e túnica adventícia.

Pelo fato de ser formado originalmente de um vaso sanguíneo, o coração também é constituído de três túnicas, equivalentes às túnicas dos vasos sanguíneos. São denominadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. 1 – O epicárdio é a camada mais externa.

Histologicamente, o coração tem três camadas de tecido: o epicárdio, o miocárdio e o endocárdio.

A túnica média muscular é mais fina que nas artérias, e as células musculares lisa têm uma orientação irregular, aproximadamente circular. A túnica adventícia é composta por tecido conjuntivo frouxo, além de poucas fibras nervosas. Nas grandes veias, os vasa vasorum penetram na parede.