Quais são os tipos de tubérculos?

Perguntado por: emoraess . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Os tubérculos são uma excelente fonte de energia para o organismo. Eles pertencem a um grupo alimentar de vegetais que se desenvolvem embaixo do solo e que inclui a mandioca (aipim ou macaxeira), as batatas, como a inglesa, a doce e a baroa (mandioquinha), o cará e o inhame.

Os tubérculos são caules subterrâneos dos vegetais, que funcionam como reserva de energia em forma de amido e de água durante os períodos secos e de inverno. Os órgãos são robustos, com um formato arredondado ou ovalado, e podem ser utilizados para reprodução assexuada das plantas.

- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.

Cereais: arroz, milho, trigo, aveia. Raízes e tubérculos: batata doce, batata inglesa, cará, inhame, aipim. Farinhas: milho, trigo, mandioca, aveia. Massas: macarrão, pão, bolachas e broas.

Composição químca: referência de 100 gramas de tubérculos de batata com casca. 78,50 Kcal. O teor de proteínas da batata é duas vezes superior ao da mandioca; 100g de batata cozida conseguem suprir até 13% da quantidade diária de proteína recomendada para crianças e até 7% para adultos.

batatas

Tipos de tubérculos: batatas
Batata: é um dos alimentos com maior fonte de carboidratos, grandes quantidade de minerais como o potássio, o zinco e o magnésio. Além disso, ela também possui quantidades altas de vitamina B6 e C.

Beterraba: é um dos alimentos com alta quantidade de vitamina A, B, C e baixo valor calórico. Sua raiz e suas folhas também são recomendadas para consumo, pois possuem altas quantidades de ferro, cálcio e betacaroteno (precursor da vitamina A).

Em anatomia, tubérculo é um nódulo arredondado, uma eminência pequena ou uma elevação encontrada em ossos, na pele e dentros dos pulmões no caso do paciente apresentar tuberculose.

Feijão, feijão-caupi, ervilha grão, lentilha e grão-de-bico estão entre as espécies de leguminosas estudadas pela Embrapa e com informações disponíveis no portal da Empresa.

As raízes tuberosas armazenam grande quantidade de substâncias de reserva, especialmente o amido. Por essa característica, algumas delas são comestíveis. Exemplos: batata-doce, cenoura, beterraba, inhame, mandioca.

aveia

A aveia é conhecida como a “rainha dos grãos”, isso porque possui um alto valor energético e ainda auxilia na regulação dos níveis de glicose no sangue, o que acaba facilitando a sua transformação em fontes de energia, ajudando a melhorar o ritmo metabólico.

Cereais

  1. Aveia. Propriedades: É um alimento rico em fibras solúveis, vitamina E e K, ferro, potássio e fósforo. ...
  2. Milho. Propriedades: Rico em carotenoides (responsáveis pela cor amarela); vitaminas A, B1 e B3, potássio, ácido fólico e fibras. ...
  3. Cevada. ...
  4. Arroz. ...
  5. Quinoa. ...
  6. Amaranto.

Cereais: Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, sorgo, trigo... Grãos ancestrais: Amaranto, millet, quinoa... Leguminosas: Alfafa, amendoim, ervilha, fava, feijões (Branco, Carioca, Corda, Fradinho, Jalo, Preto, Rajadinho, Vermelho...), grão-de-bico, lentilhas, soja, tremoço...

Couve flor ou brócolis cozidos: os famosos "arroz de couve-flor" e "arroz de brócolis". Amaranto: parecido com a quinoa, esse grão também nos fornece proteína, fibras, cálcio, magnésio e potássio. Pode ser cozido como o arroz. Cevada em grãos: pode ser consumida cozida em saladas, assim como o amaranto e quinoa.

Legumes: cenoura, abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde, nabo, palmito, pepino e rabanete.

Tubérculos: energia encontrada abaixo da terra
Bons exemplos de tubérculos que devem fazer parte da nossa alimentação são a batata, o inhame e o cará.

Soja

Soja. A soja, apesar de não tão popular nos países ocidentais, é uma das fontes mais importantes de proteína vegetal do mundo. Em 100g desse alimento é possível encontrar mais de 30g de proteínas – quantidade similar ao encontrado em filés pequenos de carne de frango, por exemplo.

Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão.