Quais são os tipos de trovadores?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Tipos de textos do trovadorismo. Os textos do trovadorismo são divididos em quatro principais grupos: cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o canto, o acompanhamento musical, a idealização amorosa, dentre outros. Era também notório em algumas trovas o culto que prestavam ao catolicismo.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Principais autores do trovadorismo em Portugal
Foi ele próprio um dos mais talentosos trovadores medievais com uma produção de 140 cantigas líricas e satíricas. Além dele, outros trovadores que obtiverem grande destaque em Portugal foram: Paio Soares de Taveirós.

Gildo

Gildo notabilizou-se como trovador, mas conquistou os públicos maiores, e foi ainda mais abrangente, quando começou a gravar seus versos, vestindo-os com os ritmos regionais do Rio Grande do Sul (chote, valsa, polca, rancheira, vanera) e a absorção que fez da milonga.

A função dos trovadores nas cortes medievais era compor músicas como estampidos, bailias e cantigas para as cerimônias, festividades, núpcias e banquetes.

Resposta verificada por especialistas. No Trovadorismo existem dois tipos de cantigas: cantigas líricas ou satíricas. Estas ainda se dividem em cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

Trovadorismo foi um movimento poético-musical que se desenvolveu na Europa, no período medieval. Os poemas eram escritos em forma de cantigas líricas ou satíricas. Os trovadores recitavam as cantigas com o acompanhamento de instrumentos musicais.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

A Linguagem do Trovadorismo é musical, poética, popular, dialógica, crítica, lírica e satírica. Os trovadores eram os autores das cantigas, enquanto os jograis eram os cantores. Já os menestréis, além de cantarem, tocavam as músicas, as quais eram acompanhadas por alaúdes, violas e flautas.

Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.

Significado de Trovadores
Trovadores é o plural de trovador. O mesmo que: poetas, bardos.

Características das cantigas trovadorescas. As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:

  • Cantiga de Amor A Ribeirinha (Paio Soares Taveirós).
  • Ondas do mar de Vigo (Martim Codax).
  • General Historia, a Crônica de España, Libro de los Juegos, Las Siete Partidas, Fuero Real, Libros del Saber de Astronomia, entre outras (Dom Afonso X).

Por volta do século XI, alguns poetas – que de seu país foram se expandindo por toda Europa cantando os louvores dos grandes homens, tanto mortos como vivos, foram chamados de trovadores por suas excelentes descobertas ou invenções.

Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

150 anos

O trovadorismo galego-português foi um movimento literário e poético medieval, cujo apogeu, de cerca de 150 anos, vai, genericamente, de finais do século XII a meados do século XIV.

O Trovadorismo foi um dos principais movimentos literários da Península Ibérica e teve início por volta do século XI. Os trovadores criavam cantigas, as quais marcaram a produção literária da época.

Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa, conhecido como o Rei Trovador ou o Rei Lavrador.

Trovador Gildo de Freitas morreu em 1982 e, exatos três anos depois, Teixeirinha deixou o Rio Grande do Sul com o "Coração de Luto"