Quais são os tipos de triagem?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.1 / 5 15 votos

Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objectivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem e prioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.

Durante a triagem, é feita uma avaliação rápida do estado de saúde ou da situação social da pessoa que busca ajuda, com base em informações como sintomas apresentados, histórico de saúde, idade, condições socioeconômicas, entre outros fatores relevantes.

Amarelo: urgente, com gravidade moderada. Paciente deve ser atendido em até 60 minutos. Verde: pouco-urgente, com atendimento em até 120 minutos. Azul: não-urgente, com atendimento de espera em até 240 minutos, pois não apresenta risco à saúde.

Para isso, o profissional faz uma aferição dos sinais vitais, a identificação dos sintomas, entendendo a principal queixa do paciente e fazendo uma série de perguntas para, por fim, fazer a classificação de risco na triagem hospitalar.

Triagem significa classificar ou priorizar itens e classificação de risco não pressupõe exclusão e sim estratificação a partir de protocolos preestabelecidos.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Os profissionais podem fazer a triagem dos pacientes, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico, por exemplo. Também podem aferir a pressão arterial, fazer a medição da altura e pesar os pacientes.

Qual a diferença entre acolhimento em saúde e triagem? “Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo, enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.”

Como fazer a triagem de currículos

  1. Pense no candidato ideal. Toda vaga tem um candidato ideal e a empresa precisa descobrir quem é ele antes de lançar a vaga ao mercado. ...
  2. Avalie as habilidades comportamentais. ...
  3. Descarte currículos. ...
  4. Organize os arquivos. ...
  5. Conte com a ajuda da tecnologia.

É neste documento que o recrutador vai encontrar as qualidades, trajetória de carreira, habilidades, nível de escolaridade e experiência de forma resumida de determinado profissional.

O enfermeiro tem sido o profissional indicado para avaliar e classificar o risco dos pacientes que procuram os serviços de urgência, devendo ser orientado por um protocolo direcionador.

A classificação é feita de acordo com as queixas e sintomas e com os principais fatores, ou seja, aqueles que impactam o tempo em que o paciente pode esperar, tais como: risco de morte, escala de dor, hemorragia, nível de consciência, temperatura, glicemia, entre outros.

Group screening (Triagem em grupo) consiste em reunir amostras de muitas pessoas em alguns grupos e avaliar os grupos em vez dos indivíduos. Ao reunir amostras de muitas pessoas em alguns grupos e avaliar grupos em vez de indivíduos, os cientistas acham que podem usar menos testes em mais pessoas.

Classificações do protocolo de Manchester
Vermelho: significa emergência. O paciente deve ser atendido imediatamente. São os casos em que o paciente apresenta risco de morte; Laranja: muito urgente.

Nível 1: Prioridade Zero ou Vermelha
Corresponde às emergências, pacientes em estado crítico, que necessitam de encaminhamento imediato para a sala de ressuscitação. Normalmente, eles sofreram eventos graves, portanto, a equipe de saúde não deve perder tempo realizando todos os procedimentos de classificação de risco.

4 principais Protocolos da Classificação de risco

  • Escala de triagem Australiana – ATS.
  • Índice da Gravidade de Emergência- ESI (Emergency Severity Index)
  • Escala Canadense de triagem e acuidade – CTAS.
  • Protocolo de Manchester.
  • Protocolo obstétrico.
  • Classificação de risco pediátrico (CLARIPED)