Quais são os tipos de traumas emocionais?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Trauma agudo: resultado de um único evento estressante ou perigoso; Trauma complexo: resultado da exposição a vários eventos traumáticos; e. Trauma secundário: resultado de estar em contato com alguém que passou por um acontecimento traumático.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após o acontecimento terrível ou a longo prazo. Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas.

Enquanto a saúde mental trata de um estado de equilíbrio psicológico e da inexistência de distúrbios como a depressão e a ansiedade, a saúde emocional abrange o estado de espírito de indivíduo.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Ansiedade, depressão e um contínuo sentimento de doença, mesmo pesadelos e alucinações – todos estes podem ser as consequências de uma situação ou evento que causou aflição. Essa consequência do Trauma é chamada de transtorno de estresse pós-traumático – TEPT.

Traumas são lesões produzidas por agentes externos que podem ser contusas (produzidas por impacto) ou perfurantes. As causas mais comuns de trauma são acidentes automobilísticos, quedas, violência interpessoal, perfurações, queimaduras (por fogo, choque elétrico ou substâncias químicas) e afogamentos.

1. Que se traumatizou. 2. Que ou quem sofreu trauma ou traumatismo (ex.: criança traumatizada; os traumatizados cranioencefálicos devem ser observados por um especialista).

Em termos clínicos, quando a experiência de trauma gera esses sintomas por um período de até 1 mês, a pessoa experimenta o chamado “estresse agudo”; porém, quando os sintomas duram meses ou até anos, a classificação passa a ser de “estresse pós-traumático”.

A palavra “trauma” é mais comumente usada para descrever uma lesão corporal que é grave, súbita e inesperada. As causas mais comuns de traumas maiores são: acidentes veiculares, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, quedas de altura, queimaduras, afogamentos e agressão interpessoal.

Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma. Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos.

1. Trauma do nascimento. Temos nos tornado mais conscientes com o impacto do trauma do nascimento e seus desdobramentos nos problemas físicos e emocionais. O impacto do nascimento surte muitos efeitos no nosso cotidiano, até que nos curemos das memórias do trauma.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

A ansiedade, o medo, a insegurança e até transtornos psicológicos são algumas consequências. Com isso, o indivíduo que sofre com traumas costuma ter dificuldades para conviver em sociedade, se relacionar, apresentam baixa autoestima e agressividade.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente.

O desequilíbrio emocional pode ter uma causa específica, como a sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar. É frequentemente causado por diferentes fatores acumulados, que geram estresse e levam ao descontrole.

Por meio de um teste de inteligência emocional, você pode descobrir mais sobre si e o que pode melhorar em seu interior.
...
Para avaliar o seu nível, é recomendável fazer um teste de inteligência emocional, como:

  1. Oficina de Psicologia;
  2. Global Leadership Foundation;
  3. Portal Senac.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.