Quais são os tipos de trauma ocular?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Os traumas oculares podem ser mecânicos, químicos, elétricos ou térmicos. Os traumas mecânicos se dividem em traumas abertos e fechados, de acordo com o comprometimento de espessura total da parede ocular (córnea ou esclera) (2). Os traumas abertos se dividem em lacerações e rupturas (2).

O que é trauma ocular? Trauma ocular é um ferimento químico ou físico na cavidade ocular ou no próprio globo ocular, em geral quando alguma coisa incomoda o olho. Entre os sintomas estão dor, vermelhidão e desconforto ao mover-se. Contusões, batidas e colisões são alguns dos traumas mais comuns.

Eles podem ocorrer após queimaduras, perfurações ou pancadas, e seus danos na maioria das vezes são irreversíveis. Os grupos de risco mais suscetíveis aos traumas oculares são idosos, crianças, esportistas e operários que não utilizam proteção nos olhos. No entanto, qualquer pessoa pode sofrer um dano desse tipo.

Tipos de lesão ocular

  • Objetos penetrantes ou estranhos nos olhos. ...
  • Lesão química nos olhos. ...
  • Inchaço dos olhos. ...
  • Hemorragia subconjuntival (sangramento ocular) ...
  • Irite traumática. ...
  • Hifema e fratura orbitária do tipo blow-out.

Reconhecendo uma lesão ocular

  1. Dor ou dificuldade para enxergar;
  2. Corte ou pálpebra rasgada;
  3. Olhos movimentando-se diferentemente;
  4. Um olho sobressaindo ao outro;
  5. Olhos com tamanhos ou formas da pupila diferentes;
  6. Sangue na parte transparente do olho;
  7. Algo no olho ou sob a pálpebra.

O que fazer ao sofrer um trauma ocular?

  1. Não toque, esfregue ou faça pressão no olho;
  2. Não tente remover objeto preso no olho;
  3. Não aplique pomada ou outros medicamentos;
  4. Alguns colírios podem provocar mais dor ou piorar a lesão, então, evite-os;
  5. Se você não puder ir ao oftalmologista, vá para o pronto-socorro.

O trauma ocular aberto é definido como perda de continuidade da túnica externa ocular em toda a sua espessura(1-4). A túnica externa ocular é constituída pela córnea e esclera(1-3).

Em caso de lesão ocular, ligue imediatamente para o seu oftalmologista para receber instruções sobre os primeiros socorros. A maioria dos oftalmologistas possuem telefones de emergência para imprevistos de última hora.

As fraturas orbitais são lesões traumáticas geralmente causadas por agressão, esportes ou acidentes. Uma avaliação cuidadosa da lesão orbital pode incluir exame dos ossos da face, das pálpebras e dos tecidos moles adjacentes, inspeção do globo ocular e teste de acuidade visual.

Lesão por descolamento de retina: quais os sintomas
Os pacientes acometidos pelo descolamento de retina costumam se queixar de sentir sua visão embaçada e turva, além disso, também relatam observar flashes de luz em seu campo de visão.

As abrasões da córnea e os corpos estranhos geralmente causam dor, lacrimejamento e uma sensação de que algo se encontra no olho. Podem também causar vermelhidão (devido a vasos sanguíneos dilatados na superfície do olho) ou, por vezes, inchaço do olho e da pálpebra. A visão pode ficar turva.

Além da retinopatia diabética, o Descolamento de Retina Tracional também pode ser causada por traumatismos perfurantes, processos inflamatórios, retinopatia da prematuridade, retinopatia proliferativa, oclusão da veia central da retina, toxocaríase, e qualquer outro problema ocular que possa formar sobre a retina um ...

Os traumas oculares podem ser classificados em dois tipos: contusos (perfurantes ou por contusões) e químicos (queimaduras oculares). Os contusos são os mais comuns e resultam de acidentes com a introdução de objetos – tampinhas de garrafa, bolas, pedras, estilingues, armas de brinquedo etc.

Uma emergência em oftalmologia é o efeito de uma violência física ou química sobre o globo ocular, pálpebras e órbitas. Consiste em uma causa comum de cegueira entre crianças e jovens, principalmente os homens. Corresponde a cerca de 13% das queixas em geral no Pronto Socorro, sendo que 90% dos casos são preveníveis.

A oftalmoscopia pode detectar opacidades vítreas e de cristalino, avaliar a razão entre escavação/disco do nervo óptico e identificar alterações retinianas e vasculares. A escavação é a depressão central e o disco óptico é toda a área do nervo óptico observada na retina.

A córnea é a parte mais sensível do olho e a mais suscetível a traumatismos. Se você está sentindo uma dor intensa ao piscar, percebe que o olho está lacrimejando muito, com a visão embaçada, sensibilidade à luz e uma sensação de areia nos olhos, isso pode ser sinal de arranhão na córnea.

Situações mais comuns de trauma no olho
Pode ser algo mais leve ou uma lesão que necessite de atendimento médico de emergência. Importante destacar que até mesmo em casos que o trauma parece menor, toda lesão no olho deve ser observada por um profissional da saúde para avaliação.

Os sintomas comuns do descolamento de retina são: flashes luminosos, visão embaçada, moscas volantes (impressão de ver insetos voando), entre outros. Portanto, procure um médico oftalmologista ao notar quaisquer sintomas de alteração visual.

Midriático, dexametasona colírio, hipotensor ocular Catarata total ou morganiana.

Para facilitar o estudo, os traumas abdominais foram divididos em: trauma aberto (ferimentos por armas de fogo ou por arma branca) e trauma fechado (contusão). Dentro de cada divisão foram analisadas as vísceras e as regiões associadas mais atingidas.