Quais são os tipos de transtornos psicomotores?
Grunspun (1999) classifica os distúrbios psicomotores em cinco grupos. São eles: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora, inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.
O que é um transtorno psicomotor?
As alterações da psicomotricidade relacionadas a psiquiatria mais comuns são: agitação psicomotora (aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo); lentificação psicomotora (movimentação voluntária torna-se lenta, difícil); catalepsia (exagero intenso do tônus postural, com redução da mobilidade ...
O que causa transtornos psicomotores?
Os distúrbios psicomotores podem aparecer em diversas situações que sejam provenientes de algum transtorno emocional. A procura de pais por especialistas que possam orientá-los, além de seus filhos, tem ajudado muitos deles com informações extremamente pertinentes acerca do que ocorre com as crianças.
Quais os 7 fatores psicomotores?
É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.
O que é psicomotor na psicologia?
O psicomotor atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Considerando a pessoa como um todo, visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.
O que é psicomotor e cognitivo?
Domínio cognitivo: diz respeito à capacidade intelectual; Domínio afetivo: referente às características da sensibilidade e forma de lidar com os valores emotivos; Domínio psicomotor: abrange a competência de executar tarefas a partir do sistema motor.
O que é psicomotor infantil?
O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.
Quais são os 4 elementos psicomotores?
O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.
O que são dificuldades motoras?
Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas; Demora mais para aprender novas habilidades motoras; Tem dificuldade para fazer atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, escrever, cortar comida usando garfo e faca, agarrar bola e andar de bicicleta);
Quais são os principais aspectos psicomotores?
Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.
Como trabalhar aspectos psicomotores?
Coordenação motora global
Para estimular essa área psicomotora, é necessário que os responsáveis ou um profissional ofereça atividades como pular, correr e dançar. Brincadeiras como, por exemplo, pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança.
O que significa lateralidade cruzada?
Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito. A lateralidade cruzada mão-olho tem sido implicada em dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita.
Qual a diferença entre psicomotricidade e coordenação motora?
Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.
Quais são as três principais áreas de atuação da psicomotricidade?
“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.
Quem faz avaliação psicomotora?
O Psicomotricista clínico é responsável pela Avaliação, Planejamento, Terapia e Reavaliação Psicomotora.
O que se entende por psicomotricidade?
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?
Entenda o que é o desenvolvimento neuropsicomotor
- estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade;
- estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7;
- estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e.
- estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.
O que a psicomotricidade trabalha no autismo?
O psicomotricista faz intervenções que estimulem o desenvolvimento do corpo em movimento, beneficiando a interação do autista com a família e o meio social, suas habilidades cognitivas, afetivas, emocionais, o que proporciona mais qualidade de vida.
O que a psicomotricidade pode prevenir?
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.
Qual é o principal objetivo da psicomotricidade?
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.