Quais são os tipos de transtornos psicomotores?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Grunspun (1999) classifica os distúrbios psicomotores em cinco grupos. São eles: instabilidade psicomotora, debilidade psicomotora, inibição psicomotora, lateralidade cruzada e imperícia.

As alterações da psicomotricidade relacionadas a psiquiatria mais comuns são: agitação psicomotora (aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo); lentificação psicomotora (movimentação voluntária torna-se lenta, difícil); catalepsia (exagero intenso do tônus postural, com redução da mobilidade ...

Os distúrbios psicomotores podem aparecer em diversas situações que sejam provenientes de algum transtorno emocional. A procura de pais por especialistas que possam orientá-los, além de seus filhos, tem ajudado muitos deles com informações extremamente pertinentes acerca do que ocorre com as crianças.

É composta por 7 fatores psicomotores distribuídos em 3 unidades funcionais de Luria (FONSECA, 1995) que assim se distribuem: Tonicidade e Equilibração; Lateralização, Noção do corpo, Estruturação espaço-temporal; Praxia Global e Praxia Fina.

O psicomotor atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Considerando a pessoa como um todo, visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.

Domínio cognitivo: diz respeito à capacidade intelectual; Domínio afetivo: referente às características da sensibilidade e forma de lidar com os valores emotivos; Domínio psicomotor: abrange a competência de executar tarefas a partir do sistema motor.

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas; Demora mais para aprender novas habilidades motoras; Tem dificuldade para fazer atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, escrever, cortar comida usando garfo e faca, agarrar bola e andar de bicicleta);

Para tanto, utilizou-se a bateria psicomotora, que consiste em uma série de atividades propostas para cada aspecto ou elemento psicomotor: equilíbrio, imagem corporal, lateralidade, estruturação espaço-temporal, musicalidade/ritmicidade, coordenação motora fina e coordenação motora ampla.

Coordenação motora global
Para estimular essa área psicomotora, é necessário que os responsáveis ou um profissional ofereça atividades como pular, correr e dançar. Brincadeiras como, por exemplo, pular corda, pega-pega e amarelinha, estimulam o desenvolvimento da coordenação motora global da criança.

Quando há habilidades para usar diferentes lados do corpo para diferentes atividades chamamos de lateralidade cruzada, por ex. escrever com a mão esquerda e chutar com o pé direito. A lateralidade cruzada mão-olho tem sido implicada em dificuldades de aprendizagem, especialmente na leitura e escrita.

Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”.

“Nos estudos dos pesquisadores recentes, são apontados três principais campos de atuação ou formas de abordagem da Psicomotricidade: 1. Reeducação Psicomotora; 2. Terapia Psicomotora; e 3. Educação Psicomotora.

O Psicomotricista clínico é responsável pela Avaliação, Planejamento, Terapia e Reavaliação Psicomotora.

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

Entenda o que é o desenvolvimento neuropsicomotor

  • estágio sensório-motor, que vai do nascimento aos 2 anos de idade;
  • estágio pré-operacional, que se estende dos 2 anos até os 6 ou 7;
  • estágio operatório-concreto, dos 6 ou 7 anos até os 11 ou 12; e.
  • estágio lógico-formal, dos 12 anos em diante.

O psicomotricista faz intervenções que estimulem o desenvolvimento do corpo em movimento, beneficiando a interação do autista com a família e o meio social, suas habilidades cognitivas, afetivas, emocionais, o que proporciona mais qualidade de vida.

Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: - Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas). - Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.