Quais são os tipos de toxicidade?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os efeitos tóxicos observados podem ser variados: dano aos tecidos e outras modificações patológicas, lesões bioquímicas, efeitos teratogênicos, efeitos na reprodução, mutagenicidade, efeitos irritantes e reações alérgicas.

TOXICIDADE: Capacidade inerente de a substância química produzir efeito nocivo após interação com organismo. INTOXICAÇÃO: Conjunto de sinais e sintomas que evidenciam o efeito nocivo produzido pela interação entre agente químico e organismo.

# SUBSTÂNCIAS TÓXICAS E INFECTANTES:
Os efeitos tóxicos podem ser classificados como: agudo, crônico ou cumulativo, local, sistêmico, ação combinada, antagonismo e tolerância.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

A classificação toxicológica é baseada na identificação do componente de risco referente a uma substância química e diferencia a toxicidade dos praguicidas, com base no ingrediente ativo e sua formulação.

Em 2003 os principais agentes tóxicos que vêm causando intoxicações em seres humanos em nosso país foram os medicamentos (28,2%), os animais peçonhentos (24,1%) e os domissanitários (8,2%) (Tabela 5).

São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades.

toxina botulínica

A toxina botulínica é considerada a substância química mais tóxica, com base no fato de que uma quantidade muito pequena dela – na ordem de nanogramas – mata um ser humano.

Três fases de toxicose são observadas: sinais de GI severos (hipersalivação, vômito, diarreia, dor abdominal) dentro de 6 a 24 horas; um período de recuperação falso (12-24 horas); e uma fase hepato-hepato-carnanal (36-72 horas pós-exposição).

A toxicologia se apoia, então, em três elementos básicos: 1) o agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) o sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; 3) o efeito resultante que deverá ser adverso (ou tóxico) para o SB. OBJETO DE ESTUDO: agente tóxico e intoxicação.

A exposição a um agente tóxico pode ser aguda, quando a dose letal do tóxico é liberada em um único evento e rapidamente absorvida, ou crônica, quando o agente tóxico é liberado em eventos periodicamente repetidos, em doses subletais, durante um período de tempo (SCHVARTSMAN, 1991).

O risco tóxico é a probabilidade que o efeito nocivo, ou efeito tóxico, ocorra em função das condições de utilização da substância.

No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré- ...

De modo geral, e quanto à origem, podemos classificar as intoxicações: Endógenas: venenos que se formam no próprio organismo e de origem celular, microbiana ou parasitária; Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo.

Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas; Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios; Cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor; Alterações súbitas do comportamento ou estado de consciência.

Um efeito tóxico é um efeito adverso que surge em conseqüência da intensificação do mesmo efeito farmacológico responsável pelo efeito terapêutico do fármaco; por conseguinte trata-se de um efeito relacionado com a dose.

Os ensaios toxicológicos são feitos para determinar os níveis de ingestão das substâncias que não causem dano ao ser humano. Para isso, a determinação desse nível deve ser feita analisando diversos níveis e parâmetros.

Baseada na sua composição química, pesticidas são classificados em quatro grupos principais: organoclorados, organofosforados, carbamatos e piretrina/piretróides (KAUR; MAVI; RAGHAY, 2019).

Fases de intoxicação
Fase Toxicocinética: Essa fase pode ser dividida em 4 subfases que ocorrem de maneira consecutivas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.