Quais são os tipos de tensão?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Temos dois tipos de tensão:

  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Na tomada, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a polaridade desta tensão é alterada 60 vezes por segundo. ...
  • Tensão contínua – Não muda de polaridade no tempo.

Então, voltando, existem dois tipos de tensão:

  • Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
  • Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência.

No Brasil, temos como predominante três tipos de tensões, 110 volts, 220 volts e 380 volts, cada cidade possui sua tensão.

Existem dois tipos de fontes, as dependentes e as independentes. As fontes independentes liberam a corrente necessária para manter a tensão constante no circuito.

A tensão elétrica é definida como a energia potencial elétrica armazenada por unidade de carga elétrica. Por exemplo, quando uma carga elétrica de 1,0 C é colocada em uma região de 10 V, ela adquire uma energia potencial elétrica de 10 J.

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

O grupo A (alta tensão) é composto por UCs (unidades consumidoras) que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição. Geralmente se enquadram neste grupo as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.

Ainda vale dizer que, embora muito se ouça falar em 110V, no Brasil existem apenas duas tensões: 127 volts e 220 volts. Esse é outro engano comum entre a população que ocorre porque por aqui existia a tensão 110V, que está sendo extinta, dando lugar à de 127V.

São eles: Extra-baixa tensão, Baixa tensão e Alta tensão.

Baixa Tensão (BT): acima de 50 Volts e inferior a 1000 Volts, em corrente alternada, e acima de 120 Volts e inferior a 1500 Volts para corrente contínua.

Três ondas monofásicas
O sistema trifásico é alimentado por três fases e mais um fio nulo. Ele funciona igual aos sistemas monofásicos que têm apenas uma onda com potência de 120V, porém, contam com três ondas monofásicas que atuam paralelamente.

As linhas de alta tensão são aquelas acima de 36 kV (ou seja, 36.000 volts), de acordo com a Norma Internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional.

Tensão elétrica é a grandeza física que mede a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, também chamada de ddp. O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica é o voltímetro e no Sistema Internacional (SI) a unidade de medida é o volt, cujo símbolo é V.

Por último, temos a alta tensão, que compreende o valores superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts para corrente contínua. Dessa forma, estabelece que nessas condições um trabalhador não pode executar as atividades sozinho nem sem a capacitação necessária.

Resumidamente a tensão elétrica é a diferença de potencial entre dois pontos. Sua unidade é o volt (V) e é representada nas equações e circuitos geralmente pelas letras U e V.

LEI DE KIRCHHOFF DAS TENSÕES (LKT): A SOMA ALGÉBRICA DAS TENSÕES EM QUALQUER CAMINHO FECHADO (LAÇO OU MALHA) DE UM CIRCUITO É SEMPRE NULA. número de incógnitas = 2*b – número de fontes independentes equações dos elementos + equações de fontes dependendes= b – no de fontes indep.

As siglas DC e AC são provenientes das siglas da língua inglesa para direct current e alternating current, que correspondem a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC), respectivamente.

Como reconhecer a tensão muscular?

  1. limitações do movimento;
  2. fraqueza muscular;
  3. vermelhidão;
  4. rigidez local;
  5. inchaço.

A tensão elétrica ou diferença de potencial (ddp) é a quantidade de energia gerada por pilhas ou baterias que move cargas elétricas para o restante do circuito elétrico, sendo de suma importância para o funcionamento dos circuitos. Ela é medida em Volt e calculada por meio da primeira lei de Ohm.

A tensão elétrica é a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica. A unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e em minúsculo para sinais alternados.