Quais são os tipos de superstições?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Veja se você conhece todas elas ou se já ouviu falar das superstições mais famosas:

  1. 1 - CHINELO DE CABEÇA PARA BAIXO. ...
  2. 2 - PASSAR DEBAIXO DE ESCADA DÁ AZAR. ...
  3. 3 - ABRIR GUARDA-CHUVA DENTRO DE CASA. ...
  4. 4 - QUEBRAR O ESPELHO. ...
  5. 5 - COMER AVES NO RÉVEILLON. ...
  6. 6 - BATER NA MADEIRA 3 VEZES. ...
  7. 7 - O NOIVO VER A NOIVA PRONTA ANTES DO CASAMENTO.

É a crença baseada na idéia de que determinadas atitudes, números ou palavras trazem azar ou sorte. Pode ser pessoal, religiosa ou cultural.

O Brasil é uma terra com uma mistura de povos e crenças, por isso, há inúmeras superstições que percorrem gerações e gerações.

Uma maneira de superar a fraqueza pela superstição, diz Risen, é definir uma política para si mesmo de como você vai se comportar em determinadas situações e cumprir isso. Ao tomar um caso de cada vez, é mais provável que você sucumba à superstição.

Nitish, blogger de lifestyle e fitness e personal trainer da Índia, diz que varrer à noite pode trazer azar. "Antigamente, quando não havia eletricidade, varrer à noite com iluminação mínima poderia levar itens caros como anéis, brincos e correntes para fora da casa", sustenta.

Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.

Saleiro na mesa!
Uma das explicações diz que o sal representa a vida, e era tão valioso na Roma Antiga que era utilizado com moeda para pagar os soldados. Inclusive, é daí vem a palavra “salário”. Para evitar a má sorte financeira, a superstição manda apoiar o saleiro na mesa antes de outra pessoa poder usá-lo.

Contudo, deixar o chinelo virado para baixo sujava o calçado que, consequentemente, acarretava a mesma situação para os pés. Para evitar esse problema, criaram a história de que deixar o chinelo virado pode causar a morte da mãe para ensinar as crianças a maneira certa de guardar os calçados.

diferenças entre ritual, superstição e crença - em uma forma mais simplificada, crenças são comportamentos gerados pela vivência que o indivíduo teve; rituais são interações entre grupos sociais ou culturais; e superstições são gestos repetitivos que, no esporte, acontecem pré-performance, e podem ser consideradas ...

O que é Gato Preto:
Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar. No entanto, em outras culturas os gatos dessa cor são venerados, pois são sinais de extrema sorte.

Entre os barrageiros, Boca significa vaga de emprego. Morder a boca, é se demitir, normalmente porque mudam as regras combinadas sem benefícios ou concordância do trabalhador.

Não passar debaixo da escada
A escada é um símbolo de subida, de acesso social, de elevação. Passar por debaixo dela, de acordo com os supersticiosos, pode representar a renúncia a isso e distanciar do que faz crescer. Dessa forma, esse ato pode atrair azar para quem o comete.

Em muitas culturas, existe uma velha superstição contra presentes com facas – alguns acreditam que presentear com um objeto pontiagudo ou cortante levará à destruição (corte) de relacionamentos.

Livrando-se da má sorte. Use sal. O sal é considerado um amuleto de boa sorte por muitas culturas no mundo. Para se livrar de vários tipos de má sorte, você pode pegar uma pitada de sal e jogá-la sobre seu ombro esquerdo (jogar sal pelo ombro direito trará ainda mais azar).

Talvez por conta da “certezas” que oferecem. Pode ser reconfortante pensar que X causa Y. Algumas superstições prometem garantias como por exemplo: Se quisermos um ano de prosperidade é só usar roupa branca no ano novo.