Quais são os tipos de sucessão ecológica?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

1) Sucessões primárias; 2) Sucessões secundárias; 3) Sucessões autotróficas; 4) Sucessões heterotróficas.

Sucessão Ecológica é um dos mais antigos e importantes conceitos em Ecologia. Pode ser definido como um processo ordenado de mudanças no ecossistema, resultado da modificação do ambiente físico pela comunidade biológica, culminando em um tipo de ecossistema persistente: o clímax.

A Sucessão ecológica altera o ambiente permitindo a inserção de novas espécies no habitat favorecendo a biodiversidade e a auto suficiência do ecossistema em questão. Esse conjunto de processos ocorre até uma instância máxima chamada de Clímax que será explicada posteriormente.

A expressão “espécies pioneiras” é usada para designar os organismos vivos que conseguem desenvolver-se em locais inóspitos, com condições pouco favoráveis, sendo os primeiros a colonizar zonas onde a maioria dos seres vivos não consegue sobreviver.

A sucessão ecológica passa por três fases: a ecese, seral e clímax. A ecese representa a comunidade pioneira. São os primeiros organismos a se instalarem no ambiente, como líquens, gramíneas e insetos. A seral é a comunidade intermediária.

- Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente. Nesse caso, o desenvolvimento de uma nova comunidade já conta com a presença de matéria orgânica, uma vez que a biota original foi apenas parcialmente alterada.

Fatores que Influenciam a Sucessão Ecológica: Existem vários fatores que podem influenciar a sucessão ecológica, incluindo clima, solo, disponibilidade de água e perturbações (naturais ou antrópicas). A compreensão de como esses fatores afetam a sucessão é fundamental para entender o processo como um todo.

A palavra sucessão, em seu sentido lato, significa: ato que uma pessoa assume no lugar de outra. Podemos exemplificar com o que ocorre no processo de compra e venda e na doação, em relação ao adquirente do direito.

Líquens, algas verdes, fungos, bactérias, ervas daninhas, gramíneas, amieiros e salgueiros são exemplos de espécies pioneiras.

Clímax é o último estágio alcançado por comunidades ecológicas ao longo da sucessão ecológica. Este estágio é caracterizado por compreender espécies que são as melhores competidoras da comunidade local.

climax. Este é um modelo de sucessão biológica levando a um climax do ecossistema. Em um campo descampado um pouco de grama e ervas crescem produzindo uma pequena quantidade de biomassa (B). Em outras estações gramas mais altas e arbustos substituem esses e depois árvores pequenas e mais pra frente árvores maiores.

As primeiras plantas que se estabelecem (líquens, gramíneas) são denominadas pioneiras, e vão gradualmente sendo substituídas por outras espécies de porte médio (arbustos), até que as condições ambientais chegam a uma comunidade clímax (árvores grandes), apresentando uma diversidade compatível com as características ...

Sucessão ecológica num sentido estrito refere-se à revegetação de uma área após a ocorrência de um distúrbio, como no abandono de uma área agrícola, ou na destruição de uma floresta por um grande incêndio, ou no recuo de uma geleira que expõe o relevo.

A sucessão ecológica primária acontece em ambientes que anteriormente não haviam sido ocupados por outros organismos, ou seja, em áreas praticamente sem vida. Essa situação ocorre, por exemplo, em afloramentos rochosos, superfície de areia com exposição recente e lava vulcânica recém solidificada.

São exemplos de locais que sofrem sucessão secundária áreas destruídas por queimadas ou desmatamento e campos de cultivo abandonados. Em um campo de cultivo abandonado, por exemplo, o solo já formado possui alguns nutrientes disponíveis que favorecem o estabelecimento de novas espécies vegetais.

O Código Civil dispõe no artigo 1.785 que “A sucessão abre-se no lugar do último domicilio do falecido” (BRASIL, 2002). A regra estabelecida nesse artigo é de suma importância quando se refere ao inventário judicial.

Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.

Fases da sucessão ecológica
Apresentam elevada importância no processo de sucessão por proporcionarem modificações no ambiente que facilitam a colonização de organismos maiores e mais complexos, além de elevar a diversidade.

Para responder a essa pergunta, devemos expor, desde logo, que existem três diferentes formas de sucessão em nosso ordenamento: a sucessão legítima, a sucessão testamentária e a sucessão híbrida ou mista, que é a união das duas primeiras espécies.

Normalmente quando uma pessoa da família falece ficam muitas dúvidas sobre quem faz parte da sucessão. A ordem hereditária, segundo a legislação é a seguinte: descendentes, aos ascendentes, cônjuge sobrevivente, colaterais.

A sucessão possui duas espécies distintas, sendo elas: a sucessão “inter vivos”, que decorre de um ato entre pessoas vivas, como um comprador sucedendo um vendedor, ou a sucessão “causa mortis”, que decorre da morte de um indivíduo autor de herança ou legado.