Quais são os tipos de solo do Cerrado?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

No Cerrado predominam os latossolos, tanto nas áreas sedimentares quanto nos terrenos cristalinos (AB'SABER, 1983; LOPES, 1984), contudo há várias outras classes de solos (REATTO et al., 1998).

Devido à sua acentuada acidez, o solo do cerrado apresenta baixa disponibilidade de nutrientes essenciais. Como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), etc. Esse tipo de solo possui, ainda, alta concentração de alumínio.

O solo não se resume apenas às suas partículas minerais, mas sim, a um conjunto composto de minerais, matéria orgânica, organismos vivos, água e ar, cujo equilíbrio se reflete no potencial produtivo e na sustentabilidade agrícola.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles. Não pare agora...

O solo do Cerrado é poroso e profundo, o que o torna extremamente pobre em nutrientes minerais, ou seja, quando a chuva cai e penetra o solo, vai rapidamente para o fundo, já que os sedimentos não são bem unidos, dificultando a retenção de água na superfície, que desce o solo levando os nutrientes para baixo.

O tipo de solo mais comum é o raso e pedregoso, que apresenta plantas de baixo porte (arbustos) e cactáceas. É comum este solo sob a depressão sertaneja, a porção mais plana do relevo.

São descritos 11 tipos principais de vegetação para o Bioma, enquadrados em formações florestais (Mata Ciliar, Mata de Galeria, Mata Seca e Cerradão), savânicas (Cerrado sentido restrito, Parque de Cerrado, Palmeiral e Vereda) e campestres (Campo Sujo, Campo Limpo e Campo Rupestre).

O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade.

A maioria dos solos desta região constitui-se de Latossolos altamente intemperizados e Argissolos, com sérias limitações à produção de alimentos, no que diz respeito à baixa fertilidade natural do solo.

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes.

Conheça algumas das principais características do cerrado:

  1. Vegetação rasteira e baixa. O cerrado tem uma vegetação rasteira e baixa, chamada de gramínea. ...
  2. Clima com épocas de chuva e de seca. ...
  3. Solo com cor avermelhada e pobre em nutrientes. ...
  4. É banhado por 3 bacias hidrográficas.

Em geral, o Cerrado é composto por Latossolos, Argissolos, Neossolos e Quartzarênicos.

Os diferentes tipos de solos são identificados com base em critérios como: textura, composição mineral, aspectos da rocha mãe, condições climáticas da área de formação, relevo e outros. De acordo com a textura, os solos podem ser classificados em arenosos, siltosos e argilosos.

Os levantamentos mostraram que o Cerrado é tão rico nesses organismos quanto florestas de outros biomas brasileiros com temperaturas mais amenas e maiores índices pluviométricos.

Os tipos de solo se dividem em cinco variações diferentes e principais, sendo: arenoso, argiloso, siltoso, húmico, e cárstico.

Quais são os tipos de solo no mundo? De modo geral os tipos de solo presentes no mundo se dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico).

As denominações, tais como: solos argilosos, solos arenosos, solos rasos, solos vermelhos, solos profundos, solos de mata, solos de campo, solos de basalto, solos de granito, solos jovens, solos velhos, etc., podem ser consideradas formas simples de classificação, em que se considera apenas um fator ou característica, ...

É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.