Quais são os tipos de sociopatas?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Conheça os diferentes níveis de sociopatia e o tratamento para o problema

  • Tratamento para Sociopatia. ...
  • Psicopata comunitário ou de grau leve. ...
  • Psicopata antissocial ou de grau moderado a grave.

Um sociopatia é um Transtorno de Personalidade Antissocial, tal como a psicopatia. Porém, ao contrário do psicopata, que possui origem genética, o sociopata se torna. Ou seja, ele recebe estímulos de fatores externos, o que pode ser desencadeado por lesões cerebrais, abusos e traumas na infância, entre outros.

Os sociopatas têm a reputação de serem desonestos e enganadores. Eles geralmente se sentem confortáveis mentindo para conseguir o que querem ou para se livrar de problemas. Eles também têm a tendência a embelezar a verdade quando lhes convêm.

Com uma composição psicológica como essa, fica bem claro que um sociopata não é capaz de um relacionamento amoroso normal. Os sociopatas se valorizam acima dos outros, não se preocupam em pensar fora do escopo do que querem ou precisam, e os sentimentos dos outros são secundários ou não são um problema para eles.

Uma das características mais populares do sociopata. Psicopatas Sociais são incapazes de enxergar certas emoções, o que os tornam pessoas extremamente frias e egoístas, tratando pessoas como objetos que podem ser descartados, onde se tiver tudo bem pra eles, então acreditam que tudo estará bem para os demais.

O portador de Personalidade Antissocial pode ter estresse,sentir ansiedade e sentir medo, porque ele é apenas incapaz de ter empatia pelo outro ou colocar-se no lugar do outro.

A principal característica da sociopatia é a capacidade reduzida de ter empatia. Os sociopatas têm dificuldade para compreender as emoções da mesma forma que as pessoas não diagnosticadas com transtorno de personalidade antissocial.

São mentirosos: mentem para criar histórias que atraiam as pessoas e para também esconder coisas que não querem que saibam ao seu respeito; Usam de táticas manipuladoras para conseguir o que querem; Sondam as fragilidades das pessoas para usar contra elas mesmas; Não conseguem compreender o sofrimento alheio.

Têm muita dificuldade para identificar e interpretar as emoções dos outros. Além disso, também vão sentir dificuldades para se envolver em uma relação afetiva com outra pessoa. São insensíveis. Não sentem culpa, remorso nem se desculpam pelas suas más condutas.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

Para lidar com um sociopata, pense igual a ele.
Depois de reconhecer alguém em sua vida que seja sociopata, você será capaz de descobrir o que o estimula e quais são seus pontos fracos. Se você tentar lidar com a pessoa como alguém sem transtorno de personalidade, acabará se frustrando ou mergulhando no drama dela.

Não há um exame específico que possa detectar o transtorno de personalidade antissocial, assim como não há para qualquer outro transtorno. Dessa forma, o diagnóstico é feito através de anamnese psiquiátrica associada à psicoterapia.

O sociopata funcional, diferente do sociopata clássico, teria uma capacidade de persuasão orientada para resolver problemas. Dessa forma, o termo funcional dá ao transtorno uma característica menos nociva. No episódio “A Study in Pink” da série Sherlock, Philip Anderson chama Holmes de psicopata.

Diferenças entre sociopata e psicopata. Os psicopatas são classificados como pessoas com pouca ou nenhuma consciência, mas capazes de seguir as convenções sociais quando lhes convém. Os sociopatas têm uma capacidade limitada, embora fraca, de sentir empatia e remorso.

Ainda, pessoas com o transtorno antissocial podem utilizar a manipulação para conseguir as coisas que almejam. Em razão disso, é comum que essas pessoas sejam vistas como carismáticas ou charmosas. No entanto, as pessoas com sociopatia são indiferentes a outros indivíduos.

Sociopatas mudam rapidamente de objetivo para objetivo e agem no calor do momento, segundo o Manual DSM. Eles podem ser irresponsáveis com as finanças e obrigações. Os sociopatas tendem a não ter amigos – pelo menos não amigos verdadeiros. “Os sociopatas não querem amigos, a não ser que precisem deles.

Quando ele fica entediado com um local, seja no trabalho ou em conjunto com outras pessoas, ou quando é desmascarado naquele ambiente, então ele segue para outro lugar. Lá ele terá a oportunidade de começar do zero: enganar e usar novas pessoas; para encantar e destruir um novo conjunto de vítimas inocentes.