Quais são os tipos de sistema de numeração?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Sistemas de numeração: Decimal, Binário, Octal e Hexadecimal.

O sistema de numeração decimal utiliza o número 10 como base, nele os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 são utilizados para contar unidades, dezenas e centenas, e assim sucessivamente. Nesse sistema, quando colocamos o número 0 à direita de um algarismo, é o mesmo que multiplicá-lo pela base, isto é, por 10.

O sistema de numeração decimal, também chamado de sistema de numeração decimal posicional, é um conjunto de regras que são utilizadas para representar os números, sendo contabilizados com base 10.

Classe das unidades: 1ª ordem até a 3ª ordem; Classe dos milhares: da 4ª ordem até a 6ª ordem; Classe do milhão: da 7ª ordem até a 9ª ordem; Classe dos milhares: 10ª ordem até a 12ª ordem e assim por diante.

Resposta verificada por especialistas. Alguns exemplos de sistemas de numeração usados até hoje são: sistema de numeração decimal, sistema de numeração romano e sistema de numeração egípcio. O sistema de numeração decimal é posicional, pois o valor do algarismo é alterado em função de sua posição no número.

No decorrer da história existem relatos de vários sistemas de numeração elaborados pelas grandes civilizações e os mais conhecidos são: egípcios, babilônicos, romano, chinês, maias, e o nosso atual sistema denominado decimal ou indo-árabico.

Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C.. Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.

O sistema de numeração maia adotado pela civilização pré- colombiana dos Maias é um sistema de numeração vigesimal, ou seja, tem base vinte. A origem desta base de contagem é o número de dedos somando os dedos das mãos e o dos pés.

Sistemas de numeração não posicional: os números são fixos, e sempre representam o mesmo valor, independente da sua posição.

Podemos considerar, a fim de simplificação, que base numérica é um conjunto de símbolos (ou algarismos) com o qual podemos representar uma certa quantidade ou número. As possibilidades esgotaram-se novamente, e todos os dígitos do número já apresentam o algarismo de maior valor numérico.

Algarismo: São os símbolos numéricos utilizados para expressar qualquer número. O sistema de numeração decimal possui dez algarismos principais, que são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Com esses algarismos, é possível escrever qualquer número.

O sistema de numeração decimal é de base 10, ou seja, utiliza 10 algarismos (símbolos) diferentes para representar todos os números. Formado pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, é um sistema posicional, ou seja, a posição do algarismo no número modifica o seu valor.

Nosso sistema de numeração é denominado decimal posicional. É decimal porque a base de sua contagem é dez, ou seja, seu agrupamento é de 10 em 10.

Representado por N, o conjunto dos números naturais possui os seguintes elementos: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, …} dos números naturais não-nulos, ou seja, sem o zero.

No sistema de numeração decimal, cada algarismo ocupa uma posição chamada de ordem, e as ordens são agrupadas em classes. Vejamos as três principais classes: das unidades simples, dos milhares e dos milhões. A leitura das ordens ocorre da direita para a esquerda.

Algarismos arábicos ou indo-arábicos são os dez dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, criados com base no sistema numérico Indo-arábico, o sistema mais comum para a representação simbólica de números no mundo atual.

A primeira ordem da primeira classe, ou seja, a ordem das unidades, corresponde aos números um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito e nove.