Quais são os tipos de sinapses?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.

As sinapses nada mais são do que o ponto de contato entre uma célula nervosa e outra célula excitável, a qual pode ser outro neurônio ou uma outra célula, como, por exemplo, uma célula muscular. E, a partir desse contato, há a transmissão de determinada informação.

A comunicação entre dois ou mais neurônios e a proximidade entre um neurônio e outra célula, por onde ocorre a transmissão do impulso nervoso, é chamada de sinapse nervosa. As sinapses nervosas ocorrem em pontos de conexão com outras células nervosas ou com células efetoras (músculos, glândulas e órgãos).

Em uma sinapse, um neurônio envia uma mensagem para um neurônio alvo - uma outra célula. A maioria das sinapses são químicas; nestas sinapses a comunicação é feita usando mensageiros químicos. Outras sinapses são elétricas; nestas sinapses ocorre um fluxo direto de íons entre as células.

Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...

O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses.

Ela é composta do elemento pré-sináptico, onde ocorre a síntese, o armazenamento e a liberação dos neurotransmissores, e de um elemento pós- sináptico onde estão os receptores para os neurotransmissores. b. Entre os dois elementos existe um espaço submicroscópico que é a fenda sináptica.

  • Glutamato e aspartato. Esses aminoácidos (glutamato e aspartato) são os principais neurotransmissores excitatórios no sistema nervoso central. ...
  • Ácido gama-aminobutírico. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório presente no encéfalo. ...
  • Serotonina. ...
  • Acetilcolina. ...
  • Dopamina. ...
  • Noradrenalina.

Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. Entretanto, podem ocorrer algumas sinapses menos comuns, tais como axônio com axônio, dendrito com dendrito e dendrito com corpo celular.

Poucas horas depois do parto, cada neurônio já realiza 2500 sinapses. Rapidamente, as conexões se multiplicam, chegam a 700 novas por segundo, atingem trilhões (um adulto tem metade das conexões neurais de um bebê).

Principais neurotransmissores

  • Acetilcolina (Ach)
  • Adrenalina.
  • Noradrenalina (NA)
  • Endorfina.
  • Serotonina (5HT)
  • Dopamina (DA)

A sinapse química se inicia com os neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas dentro do neurônio pré-sináptico e carregam as informações que precisam ser levadas para o neurônio pós-sináptico.

O que é Sinapse Química? É uma área de estímulos que os neurônios usam para transmitir impulsos, valendo-se necessariamente de neurotransmissores. Ocorrem algumas reações químicas que desencadeiam o impulso a ser transmitido e, assim, mantém o corpo funcionando ordenadamente.

A função da sinapse neuromuscular é transmitir uma mensagem de potencial de ação de forma unidirecional (neurônio – músculo) a uma célula muscular esquelética com frequência e duração estabelecidas pelo SNC.

Os nervos apresentam fibras aferentes e eferentes.
As fibras aferentes são responsáveis por levar as informações que o corpo obtém do meio externo e de seu interior até o sistema nervoso central. As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores.

Continuar lendo Quais são as sinapses?