Quais são os tipos de serosa?

Perguntado por: rribeiro2 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Entre as principais membranas serosas no corpo estão: PERICÁRDIO, PERITÔNEO e PLEURA.

se·ro·sa |ó| 1. [ Anatomia ] Membrana que reveste uma cavidade do corpo e que segrega serosidade (ex.: a pleura, o pericárdio e o peritoneu são serosas).

Significado de Serosa
substantivo feminino [Anatomia] Membrana, em forma de saco achatado, que contém serosidade e amacia o contato dos tecidos: o peritônio, as pleuras, o pericárdio são serosas. O mesmo que membrana serosa.

As células da serosa sintetizam um fluído seroso, que é translúcido e fino, responsável por lubrificar as superfícies de ambas as camadas (parietal e visceral), fazendo com que uma deslize sobre a outra com facilidade, reduzindo assim, o atrito entre os órgãos e a parede da cavidade corporal.

As células serosas são responsáveis por produzir uma secreção aquosa rica em enzimas, e as mucosas são responsáveis pela secreção de muco, o qual apresenta como principal função a lubrificação do bolo alimentar.

Enfim, os líquidos serosos são formados pelo ultrafiltrado do plasma e a pequena quantidade de proteína que é filtrada, é retirada pelo sistema linfático. Este líquido fica situado entre as membranas que o delimitam e serve para lubrificá-las.

As membranas serosas são formadas por epitélio simples pavimentoso, o mesotélio, associado ao tecido conjuntivo. Elas revestem as cavidades celomáticas sendo umedecidas pelos fluidos contidos nestas cavidades. Os envoltórios serosos dos órgãos contribuem sobremaneira para o processo de reparação das vísceras.

Qual é a constituição química da secreção serosa? E da mucosa? R: As secreções serosas são mais claras, aquosas, apresentam maior fluidez e também são ricas em proteínas, por exemplo, glândulas secretoras do pâncreas.

O Peritônio O peritônio é a membrana serosa que forra as paredes da cavidade abdominal e reveste as vísceras abdominais. Assemelha-se à pleura, embora tenha um arranjo mais complexo. O peritônio parietal forra as paredes abdominais, e o peritônio visceral reveste os órgãos abdominais.

O diafragma separa a cavidade torácica das cavidades abdominal e pélvica (abdominopélvica). Estas cavidades são revestidas de membrana serosa, conhecida como pleura na cavidade torácica e peritônio na cavidade abdominal.

Mucosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste internamente nas cavidades. EX: nariz. Serosa: É constituida por tecido epitelial e tecido conjuntivo que reveste externamente no coração, pulmões e intestino.

A causa exata ainda é desconhecida, mas já se sabe que o estresse e o uso de medicamentos com corticoesteróides podem desencadear. Não realizar o Tratamento de Retinopatia Serosa Central pode resultar no agravamento da situação de saúde, inclusive levar a uma deficiência visual permanente.

A Retinopatia Serosa Central pode ser tratada com o uso de alguns medicamentos que podem ser de uso oral ou tópico, terapia fotodinâmica, fotocoagulação a laser, injeções anti-VEGF e, mais atualmente, estão utilizando também o laser micropulsado sublimiar.

As mucosas são encontradas em várias partes do corpo e revestem cavidades úmidas como a boca, bexiga e intestino. Elas ajudam na proteção e na manutenção da umidade do local, de acordo com a necessidade.

Mucosas ou membanas mucosas são membranas epiteliais que revestem as cavidades internas do corpo que estão abertas para o exterior, tais como as dos tratos digestivo, respiratório e urogenital. Em todos os casos se mantêm húmidas, pois são banhadas por secreções ou, no caso da mucosa urinária, por urina.

A camada da membrana que reveste os pulmões fica em contato direto com a camada que reveste a parede torácica. Entre as duas camadas finas e flexíveis há uma pequena quantidade de líquido (líquido pleural) que as lubrifica e permite um deslizamento suave de uma sobre a outra a cada movimento respiratório.

peritónio

O Peritoneu, peritónio ou peritônio é uma membrana serosa, a maior do corpo, transparente e que recobre tanto a parede abdominal quanto as vísceras. Durante o desenvolvimento o peritôneo sofre alterações complexas antes de atingir sua forma e posição definitivas.

O seroma é o acúmulo de líquido debaixo da pele, que surge no local de uma cirurgia, próximo à cicatriz cirúrgica.