Quais são os tipos de secreção?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas. As mucosas são espessas e ricas em muco (fluidos de alta viscosidade compostos basicamente de glicoproteínas), por exemplo, glândulas salivares.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

As secreções mais importantes são as salivar, gástrica, pancreática, hepática e as do intestino delgado. A secreção salivar é constituída por grandes quantidades de muco e, também, enzimas como a ptialina, uma enzima que ini- cia a digestão de compostos amiláceos.

O termo “secreção” tanto pode ser usado para designar substâncias úteis ao organismo expelidas pelas células como o próprio ato de eliminar essas substâncias. Por exemplo, a saliva é a secreção das glândulas salivares, o leite é a secreção das glândulas mamárias, e assim por diante.

A secreção nasal é algo comum e natural ao corpo humano. Todo mundo a produz e ela pode ser eliminada em maior ou menor quantidade, dependendo de alguns fatores, como a temperatura do ar ou seus componentes (como ambientes com fumaça ou empoeirados, por exemplo) e se o paciente está passando por alguma doença ou não.

A aparência da secreção saudável é a cor branca, ou mesmo transparente, e textura similar à clara de ovo.

Quando o corrimento vaginal apresenta alguma cor, cheiro, consistência mais espessa ou diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase, tricomoníase, gonorreia, vaginose bacteriana, vaginite ou clamídia, por exemplo.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

Quais tipos de corrimento são perigosos? Quando a secreção muda de cor, textura, consistência, características e começa a gerar sintomas é o momento de procurar uma/um especialista. Esses sintomas podem ser coceira, irritação, ardência, cheiro forte, dor no contato sexual.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

4 tipos de corrimentos vaginais perigosos

  1. 1 - Corrimento Amarelo. Geralmente é sinal de infecção ginecológica e vem associado a mau cheiro, coceira e ardência.
  2. 2 - Corrimento Rosa. ...
  3. 3 - Corrimento Branco. ...
  4. 4 - Corrimento Marrom. ...
  5. 5 - Corrimento esverdeado.

O processo de secreção se inicia no complexo golgiense, que empacota a substância a ser liberada para o meio extracelular: A substância a ser liberada, geralmente produzida no retículo endoplasmático liso (se for um lipídio ou gordura) ou no retículo endoplasmático rugoso (se for uma proteína), é transportada para o ...

Nos seres humanos e animais, a secreção serve como o meio que o corpo possui para lançar produtos celulares com importância funcional para fora das células secretoras. Pode ser tipificada em pus, secreção nasal e suor.

Uma secreção, por conseguinte, pode ser o processo que desenvolve um ser vivo para expelir do seu organismo uma substância. A noção também é usada para designar aquilo que expulsa. O processo de secreção começa nas células, quando uma substância deixa o citoplasma através da exocitose ou da osmose.

São eles: as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.

Pus é uma secreção de cor amarelada, ou amarelo-esverdeada, frequentemente malcheirosa, produzida em consequência de um processo de infecção bacteriana extracelular e constituída por glóbulos brancos em processo de degeneração, sangue, bactérias, proteínas, e elementos orgânicos.

4A diferença entre muco e secreção é que, o muco é uma produção natural do organismo, enquanto a secreção é provocada por algum problema ou doenças.

Uma das formas mais utilizadas para eliminar o catarro é o xarope com ação expectorante. O medicamento ajuda a fluidificar as secreções eliminando o excesso do catarro. Uma das formas mais utilizadas de como eliminar o catarro é o uso e expectorantes como, por exemplo, xaropes.

Beber água ao longo do dia ajuda na expectoração do catarro. Além disso, tossir sempre que sentir a presença de secreções e evitar engoli ajuda na remoção. Outra dica é beber em média 2 litros de água, que ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação.

Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta

  1. Fazer gargarejos com água e sal. ...
  2. Passar óleo essencial de eucalipto no peito. ...
  3. Tomar chá de limão com mel. ...
  4. Fazer nebulizações com vapor de água. ...
  5. Beber 2 litros de água.