Quais são os tipos de sardinha?

Perguntado por: vjaques8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Sardinha – Sardina pilchardus

  • European sardine (inglês)
  • Sardine europeénne (francês)
  • Sardina europea (espanhol)

A sardinha-laje apresenta na parte dorsal manchas negras arredondadas alinhadas horizontalmente. O último raio da nadadeira dorsal é prolongado, caráter que distingue esta sardinha das demais. Ocorre preferencialmente em águas quentes e salinidades de 32 a 34, em profundidade de 20 a 80m.

Cavala

A cavala se parece muito com a sardinha, mas é maior e mais alongada, com uma aparência tigrada. Não é tão popular como a primeira, porém tem uma carne muito saborosa e, assim como a sardinha, também apresenta altos teores de ômega 3, além de ser barata.

Confirmar a frescura da sardinha

  1. Pele muito brilhante e sem descoloração. Se estiver opaca, não compre.
  2. Cheiro a algas. ...
  3. A carne deve ser firme e elástica. ...
  4. Os olhos têm de estar salientes, com córnea transparente e pupila negra e circular. ...
  5. As guelras devem ser vermelhas.

Pertencentes a família Clupeidae, as sardinhas são peixes pequenos – medem até 25 cm de comprimento – de coloração prateada, escamosos e pelágicos, ou seja, vivem no mar, em águas rasas, em grandes cardumes.

Mas para os portugueses é certo: nas águas de Portugal vivem os melhores peixes do mundo. “A melhor sardinha do mundo é a sardinha portuguesa”, garante uma mulher.

A rainha de todos os peixes e o prodígio do oceano Atlântico – a sardinha Portuguesa – um peixe simultaneamente nobre e popular, sobe ao trono, desde há muitos anos no mês de junho, ostentando a sua coroa por todo o país. Mas nas lojas d'O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a soberana reina todo o ano.

Pesquisadores de Santa Catarina estão criando, de forma inédita no país, sardinhas em cativeiro. O objetivo é diminuir os impactos da utilização do peixe como isca viva para a pesca de atum, no Litoral catarinense.

Para quem deseja seguir uma alimentação mais saudável e à risca, a opção também é investir em sardinhas conservadas em óleo de oliva extravirgem.

Se possível, prefira a sardinha enlatada conservada em azeite em vez da versão em óleo de soja. Há também a versão conservada em água, que é interessante para quem deseja reduzir a ingestão de gordura, mas que pode perder uma boa quantidade de gordura saudável.

Prefira a sardinha fresca, mas a versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade, mas evite a que o peixe vem imerso em óleos.

A cavalinha é um peixe de tamanho pequeno a médio, geralmente um pouco maior que a sardinha. Está entre os mais consumidos no Brasil e, por mais que seja muito confundida com a sardinha, ganha a preferência do público porque não tem muita espinha.

Apesar de ser um peixe menor, é ligeiramente maior do que a sardinha. Por isso, é uma escolha melhor na hora de preparar um grelhado, por exemplo. Porém, sua carne é um pouco mais clara e seu sabor é mais suave.

Benefícios para a saúde
Mais econômica para o bolso, o valor da sardinha está nos nutrientes. O pescado é rico em ômega-3, que pode diminuir em até 30% o risco para doenças cardiovasculares e os riscos de desenvolver câncer de mama.

salmão

A sardinha nada de braçada nesse quesito: na versão enlatada, a mais ingerida no país, aparecem entre 1 200 e 2 mil miligramas de ômega-3. O salmão de cativeiro, que domina o mercado e os rodízios japoneses, oferece doses mais módicas do componente.

Além de ser fonte de proteínas de alto valor biológico (100 g de sardinha tem aproximadamente 21 g de proteína), essencial para uma alimentação equilibrada, fazendo parte dos alimentos construtores, a sardinha é fonte de ômega 3, além das vitaminas do complexo B.

Entretanto, vale frisar que da lista a seguir, o único que pode ser consumido por completo quando frito, é a sardinha, o restante é bom ter atenção. Linguado é um dos peixes com menos espinhas, tem sabor suave e combina com diferentes molhos. Sardinha inteira ou cortada ao meio (facilitando a fritura das espinhas).