Quais são os tipos de sal para gado?

Perguntado por: vchaves8 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Como já citamos, existem três tipos mais usados no Brasil: o sal mineral, o sal proteinado e o sal proteico energético. A sua escolha deve ser baseada nas seguintes características: a fase do gado, a qualidade da forrageira oferecida, e em quais meses do ano aquele tipo será oferecido.

O proteinado tem maior custo que o sal com ureia, mas por ser fornecido em menor quantidade, torna-se mais vantajoso do ponto de vista econômico. – Sal mineral proteico energético: é uma mistura que atende a exigência mineral, e introduz fontes de proteína e energia.

Para vacas multíparas, aquelas com mais de uma cria, um sal mineral linha branca, um sal mineral com 80-90 gramas de fósforo por quilo, esse sal mineral 80-90 para vacas multíparas na época das águas está muito bom.

FOSBOVI® 40
PREPARO DE SUPLEMENTO MINERAL. PARA BOVINOS DE CORTE EM REGIME DE PASTO.

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.

Uso da mistura mineral
O sal comum (NaCl), por ser palatável e bem aceito, é um importante veículo para ingestão de outros minerais, sendo então incorporado na proporção de 30% a 50% da mistura total.

Sal comum ou sal branco é encontrado facilmente, já que se trata do mesmo produto consumido pelos humanos. É composto por sódio e cloro. Sua utilização no rebanho não traz benefício para os animais, pois não suplementam as deficiências de macro e microminerais, essenciais para funções produtivas e reprodutivas.

Isso mesmo, aquele que usamos para temperar nossa alimentação. O sal oferecido aos bovinos tem micro e macronutrientes que auxiliam na saúde e manutenção do peso. Portanto, a resposta para a pergunta por que o boi lambe sal é que existe uma necessidade de substâncias que podem estar faltando na pastagem.

Sal branco para gado é eficiente para a engorda?

  • A necessidade do sal é uma característica dos bovinos. ...
  • O ideal é usar o sal proteinado na época da seca. ...
  • A composição é sal branco com minerais mais proteínas.

As necessidades de sal mineral variam de acordo com o estado do animal e o peso. Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade.

Não use sal branco no seu gado. O sal branco só vai fornecer cloreto de sódio para os animais”, diz Felipini. O mais recomendado é fornecer sal mineral para o rebanho.

O sal proteinado aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Além disso, auxilia no aumento de peso gradualmente. O sal proteinado deve ser oferecido na proporção de 1 grama por peso do animal. Ou seja, se o bezerro pesa 70 quilos, deve-se oferecer 70 gramas de sal proteinado por dia, no cocho.

Indicado para a fabricação de suplementos minerais, suplementos minerais proteicos e rações para bovinos.

Desde o início da pesquisa, há 20 anos, a Tortuga é a marca escolhida pelos leitores na categoria Sal Mineral. Em 2020, além desse reconhecimento, o Tour DSM de Confinamento foi premiado como o melhor programa nutricional para bovinos de corte com o Troféu Top Rural.

Indicação de uso: Suplemento mineral para misturar. Indicado para bovinos de corte nas fases de cria, recria e engorda.

Entre os benefícios do FOSBOVI® 20, podemos destacar:
Corrige as deficiências nutricionais e melhora o aproveitamento das pastagens. Maior precocidade. Maior fertilidade. Maior peso ao abate.

Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos
Geralmente, a dosagem ideal é o produtor servir entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia. E entre 20 a 30 gramas de sal mineral para os bezerros.

Os tipos de sal e suas características
Líquido: Sal refinado diluído em água mineral. Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum.

Cor do Sal
Em primeiro lugar, para saber se o sal que você está comprando é, de fato, o verdadeiro, é preciso observar a sua cor. O sal do Himalaia, ainda que tenha coloração rosada, tem leveza e é clarinho. Muitos pensam que, para ser o verdadeiro sal, é preciso que ele tenha cor escura – isto não é verdade!

Sal Mineral Cattle 80: Peso: 30 kg. R$ 88,00. Produto de excelente qualidade e preço justo.