Quais são os tipos de rocha que existe?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas.

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas.

Do ponto de vista químico, as rochas ígneas são classificadas em:

  • Ácidas (mais de 66% de sílica), como o granito e o riolito;
  • Intermediárias (52 a 66% de sílica), como o sienito e diorito;
  • Básicas (45 a 52% de sílica), como o gabro e o basalto;
  • Ultrabásicas (menos de 45% de sílica), como o peridotito.

Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.

Em linguagem popular pedra é o termo genérico utilizado para denominar todo componente sólido da crosta terrestre. Em geologia o termo utilizado para denominar este material é rocha ou mineral.

Rochas Sedimentares Clásticas

  • Árcoseo.
  • Arenito.
  • Argilito.
  • Calcário.
  • Conglomerado.

Os principais exemplos desse tipo de rocha são os granitos e o diabásio. As rochas ígneas efusivas (ou vulcânicas) consolidam-se na parte externa da superfície da terra, e por isso passam por um processo de resfriamento rápido. Entre os exemplos mais comuns estão o basalto e o riolito.

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo denominado por metamorfismo.

Exemplos de Rochas Metamórficas

  • Ardósia.
  • Anfibolito.
  • Xisto.
  • Mármore.
  • Gnaisse.
  • Quartzito.

As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.

Rochas ígneas (mais conhecidas como Magmáticas) são resultado da solidificação e consolidação do magma (ou lava), por isso o nome rochas magmáticas. O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra.

c) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.

Os escudos cristalinos ou macicos antigos, são as rochas mais velhas e resistentes da Terra, capazes de resistir à erosão e ao intemperismo.

Rochas magmáticas ou rochas ígneas: são rochas formadas diretamente do magma que se solidifica na superfície terrestre ou no interior da crosta terrestre. Ex.: granito, basalto e pedra-pomes. 2. Rochas sedimentares: são rochas formadas pela deposição e consolidação dos fragmentos de outras rochas.

O granito é um tipo comum de rocha ígnea, que é um tipo de rocha formada quando o magma é resfriado na camada subterrânea.

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.

As rochas metamórficas distribuem-se principalmente nas regiões montanhosas. A mais antiga de todas as rochas encontradas até hoje na Terra é uma rocha metamórfica que existe no Canadá, o Gnaisse Acasta, de 3,96 bilhões de anos, descoberto em maio de 1984.

Arenito Feldspático é uma rocha sedimentar de composição com predomínio de grãos feldspáticos de tamanho areia. Possui como característica principal coloração avermelhada – em função dos feldspatos que compõem o seu arcabouço.