Quais são os tipos de Retangulos?

Perguntado por: lbaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Retângulo: quatro ângulos retos, lados diferentes e diagonais congruentes; Quadrado: quatro ângulos retos, lados iguais e diagonais congruentes; Losango: dois ângulos agudos e dois obtusos, lados iguais e diagonais perpendiculares.

Retângulos: paralelogramos que possuem os quatro ângulos internos iguais a 90°. A consequência dessa definição é que as diagonais do retângulo são congruentes; Quadrados: paralelogramos que são retângulos e losangos, ou seja, os quadrados possuem quatro ângulos de 90° e os seus quatro lados são iguais.

O retângulo é um polígono com quatro lados e cujos ângulos são retos. Essa forma geométrica é bastante comum no cotidiano, como planta baixa de residências, faces de caixas, portas, entre outros objetos que têm essa forma.

São eles:

  • Paralelogramo: quadrilátero com lados opostos paralelos.
  • Quadrado: quadrilátero com lados congruentes e ângulos congruentes.
  • Retângulo: quadrilátero com ângulos congruentes.
  • Losango: quadrilátero com todos os lados congruentes.
  • Trapézio: quadrilátero com dois lados paralelos e dois lados não paralelos.

Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados. Um quadrilátero é uma figura geométrica plana que possui quatro lados formados por segmentos de reta. Os quadriláteros são polígonos e, por isso, têm que ser fechados.

Um trapézio pode ser classificado como trapézio retângulo, quando possui dois ângulos retos; trapézio isósceles, quando os lados não paralelos são congruentes, ou seja, possuem a mesma medida; e trapézio escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes.

1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.

Quando seus lados tiverem mesma medida ele também será um quadrado. Ou seja, um quadrado é um retângulo especial.

Os quadriláteros que possuem todos os ângulos retos são chamados de retângulos. Sendo assim, todo quadrado é também um retângulo, mas nem todo retângulo é um quadrado, pois, todo quadrado possui todos os ângulos retos, mas nem todo retângulo possui os quatro lados congruentes.

O retângulo é definido como uma figura geométrica plana que possui os lados opostos paralelos entre si e seus ângulos internos são todos congruentes. Um quadrado é um caso especial de retângulo. É um retângulo onde os seus lados têm sempre a mesma medida.

É a medida correspondente ao produto da base pela altura
Seus ângulos internos medem 90° e são chamados de ângulos retos, sendo a soma igual a 360°.

Para calcular a superfície ou área do retângulo basta multiplicar o valor da base com o da altura.

Elementos de um Retângulo#
Os lados maiores são chamados bases, os lados menores são as alturas. Ângulos: os ângulos internos medem 90°, são retos, cuja soma é igual a 360°. Diagonais: possui duas diagonais com as mesmas medidas. Elas se interceptam no ponto médio, ou seja, na metade de cada uma destas diagonais.

Também é sabido que entre 2000 e 1600 a.C. os babilônios já conheciam as figuras básicas (o retângulo, o quadrado e o triângulo) e calculavam sua área.

Para que sejam congruentes, basta que ângulos correspondentes sejam iguais. E são! É uma propriedade dos retângulos que todos os seus ângulos meçam 90 graus. Logo, esses dois retângulos diferentes são congruentes, pois possuem medidas de ângulos e lados correspondentes iguais.

Os quadriláteros são os polígonos que possuem 4 lados, 4 vértice e 4 ângulos. Conheça os principais quadriláteros: retângulo, quadrado, losango, paralelogramo, trapézio.

Classificação dos triângulos
Uma delas leva em consideração os ângulos – nesse caso, um triângulo pode ser obtusângulo, acutângulo ou retângulo. Já a outra maneira de classificar faz a comparação entre o comprimento de cada um dos lados, com isso um triângulo pode ser escaleno, equilátero ou isósceles.