Quais são os tipos de reta?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.

Retas paralelas não possuem nenhum ponto em comum.
...
Quando classificamos as posições relativas entre duas retas pertencentes a um mesmo plano, encontramos três casos:

  • retas concorrentes;
  • retas coincidentes;
  • retas paralelas.

As retas são linhas formadas por pontos e sem espaços entre eles. Elas são infinitas e ilimitadas. Dessa forma, devem possuir setas para os dois lados indicando que possuem comprimento infinito. Para indicar os pontos da reta, devemos utilizar letras maiúsculas.

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

Os segmentos de retas possuem um ponto inicial e um ponto final. Eles podem ser consecutivos, adjacentes e colineares. Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”.

Uma reta é um conjunto de pontos.
Portanto, retas podem ser “desenhadas” a partir de apenas dois pontos, contudo, elas são infinitas tanto na direção do primeiro ponto quanto na direção do segundo. Tendo em vista que as retas possuem infinitos pontos, conclui-se que elas também possuem comprimento infinito.

Resumo das principais características das retas
Não fazem curva; São representadas por letras minúsculas; Podem estar nas posições verticais, horizontais ou inclinadas; É preciso, no mínimo, dois pontos para se formar uma reta.

Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.

Retas perpendiculares são quando duas retas se cruzam, formando um ângulo reto entre elas, ou seja, um ângulo de 90º. Podemos estudar analiticamente as retas perpendiculares. As retas perpendiculares formam um ângulo de 90º entre si. Retas perpendiculares são aquelas que formam entre si um ângulo de 90º.

Retas transversais são retas que cruzam um par ou um feixe de retas paralelas. Ainda pensando nas ruas dos bairros e das cidades, quando temos uma visão panorâmica é possível encontrar ruas transversais. Observe um exemplo na magem abaixo. Imagem 2: Ruas transversais.

Tipos de linhas retas no espaço de acordo com sua disposição

  • Linha horizontal. ...
  • Linha vertical. ...
  • Linha oblíqua. ...
  • Linhas retas secantes. ...
  • Linhas retas perpendiculares.

Os principais tipos de retas são: retas paralelas, retas concorrentes ou retas coincidentes. Duas retas que estão em um mesmo plano são chamadas de retas paralelas quando não possuem nenhum ponto em comum. São retas que nunca se cruzam.

A noção de reta (AO 1945: recta) ou linha reta foi introduzida por matemáticos antigos para representar objetos retos (isto é, sem curvatura) com largura e profundidade desprezíveis. As retas são uma idealização de tais objetos.

O comportamento da reta pode ser descrito pela equação reduzida y = mx + n, que possibilita sua representação no plano cartesiano. A equação reduzida da reta facilita a representação de uma reta no plano cartesiano.

Por outro lado, a vertical refere-se às linhas de cima para baixo, ou retas “em pé”.

O Eixo vertical (também conhecido como eixo y) é a parte vertical do gráfico. Na figura acima, (um gráfico de colunas), o eixo vertical mede a altura ou o valor das colunas, por isso, também é possível chamá-lo de eixo de valores. Desta maneira, em um gráfico de barras, o eixo horizontal é o eixo de valores.

Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.

O primeiro passo é traçar o ponto de origem, como dissemos. À direita desse ponto, como é convencionado, colocamos os valores positivos dos números reais. No lado esquerdo, ficarão os números negativos. Você também deve ter em mente a unidade de medida para sua reta.

Para construir uma reta numérica, três passos devem ser seguidos: 1 – Tome uma reta qualquer e marque um ponto nela que terá o valor 0 (zero) e será chamado origem. 2 – Partindo da origem, escolha um sentido positivo crescente na reta numérica.

Um exemplo de reta numérica no nosso dia a dia é a régua. Ela é um objeto usado para desenhar linhas retas ou para medir comprimentos. Repare que as réguas são partes de uma reta que recebeu alguns números positivos, geralmente os números que vão de 0 a 20 ou 0 a 30.