Quais são os tipos de reprodução?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada.

Os modelos reprodutivos apresentados pelos seres vivos, apesar de serem variados, podem ser agrupados em dois grandes grupos: reprodução assexuada e sexuada.

Os quatro principais tipos de reprodução assexuada são: divisão binária, fragmentação, esporulação e brotamento.

A fecundação é a união dos gametas (óvulos e espermatozoides) e pode acontecer de duas formas diferentes:

  • Fecundação interna: ocorre dentro do corpo do animal;
  • Fecundação externa: ocorre fora do corpo, geralmente na água ou ambientes úmidos.

Entende-se por Reprodução Assistida todos os tipos de tratamento que incluem a manipulação in vitro (no laboratório), em alguma fase do processo, de gametas masculinos (espermatozoides), femininos (oócitos) ou embriões, com o objetivo de se estabelecer uma gravidez.

Na espécie humana, a reprodução é sexuada, dependendo para tanto, da união de duas células: óvulo (feminino) e espermatozóide (masculino). Esse tipo de reprodução é o mais importante sob o ponto de vista evolutivo, pois reúne em um mesmo descendente(filho), fatores originários de dois indivíduos (pai e mãe).

Temos dois tipos de reprodução: sexuada e assexuada. A assexuada não possui troca de material genético e é dividida em três tipos: brotamento, fragmentação e gemulação. Já a sexuada possui troca de material genético e os animais que fazem esse tipo de reprodução são classificados ovíparos e vivíparos.

Os lagartos são a principal espécie de animais quando se o assunto é espécies que se reproduzem sozinhas, uma vez que a maioria de suas espécies pratica a partenogênese, algumas sendo formadas apenas por fêmeas.

A reprodução sexuada envolve a recombinação genética e a união de dois gametas, o que garante a variabilidade genética na espécie. Já a reprodução assexuada é quando partes de uma mesma planta origina outro indivíduo idêntico entre si, formando o que se chama de clone.

  • Fecundação. União de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto. ...
  • Clivagem do Zigoto. Consiste em divisões mitóticas repetidas do zigoto, resultando em um rápido aumento no número de células. ...
  • Formação e Implantação do Blastocisto.

Na reprodução assexuada, um organismo parental dá origem a cópias de si mesmo. Já na reprodução sexuada, ocorre o envolvimento de gametas e, nesse caso, esse processo é chamado de fecundação.

Fases da Fecundação

  • 3.1. Passagem de um espermatozoide através da corona radiata.
  • 3.2. Penetração da zona pelúcida.
  • 3.3. Fusão das membranas plasmáticas do oócito e do espermatozoide.
  • 3.4. Término da segunda divisão meiótica do oócito e formação do pronúcleo feminino.
  • 3.5. Formação do pronúcleo masculino.

A fertilização in vitro é um procedimento de Reprodução Assistida. A técnica tem como objetivo coletar óvulos diretamente dos ovários de uma mulher e fertilizá-los com sêmen em laboratório.

Conheça os Tratamentos para Engravidar mais utilizados:

  1. Fertilização in vitro. A Fertilização in Vitro (FIV), é uma técnica de reprodução assistida que ajuda os casais a engravidarem. ...
  2. Inseminação artificial. ...
  3. Relação sexual (ou coito) programado. ...
  4. Indução da ovulação. ...
  5. Gravidez com gametas ou embriões doados.