Quais são os tipos de relés?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Alguns dos tipos de relés elétricos que existem são:

  • RELÉS TEMPORIZADORES. Geralmente são utilizados nos quadros de comando, lâmpadas e eletrônicos, criando a programação para ligar e desligar.
  • RELÉS TÉRMICOS. ...
  • RELÉS DE PROTEÇÃO. ...
  • RELÉ FOTOELÉTRICO.

Os relés são amplamente utilizados em acionamentos de lâmpadas, janelas e/ou portões eletrônicos. Também são usados em circuitos que visam automatizar algum sistema, além das suas outras aplicações. O relé pode ser acionado com um microcontrolador ou com um arduino, polarizando a sua entrada com 5v ou 12v.

Também conhecidos como relés eletromecânicos, eles têm a função de auxiliar na ligação de diversos componentes automotivos como bomba de combustível, vidros e travas elétricas, farol baixo e alto.

serve para inversão de pulso comando de trava chaveamento de radio etc...

Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.

O Módulo Relé 12V 30A com Optoacoplador possui diversas funções sendo as principais, o acionamento e desligamento de cargas AC, como: lâmpadas, motores, equipamentos eletroeletrônicos entre outros, e o isolamento entre circuitos.

ANSI 79V: Logica de rearme automático na falha de tensão. ANSI 47: Rele de sequencia de fase de tensão. ANSI 27-0: Rele de sub tensão de alimentação auxiliar. O rele possui entradas de medição de corrente e tensão alternadas.

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Entenda o que é um relé, e quais são os 4 principais tipo!

  • RELÉS TEMPORIZADORES. Geralmente são utilizados nos quadros de comando, lâmpadas e eletrônicos, criando a programação para ligar e desligar.
  • RELÉS TÉRMICOS. ...
  • RELÉS DE PROTEÇÃO. ...
  • RELÉ FOTOELÉTRICO.

É importante lembrar que a aplicação correta dos fusíveis evita possíveis incêndios nos veículos. Amplificar a corrente que passa por interruptores de sistemas como faróis, luzes de seta ou limpadores de para-brisa é a principal função dos relês.

A parte principal é a bobina de cobre que está envolvendo um núcleo de ferrite, uma espécie de eletroímã. No momento em que você acionar a bobina, o núcleo irá atrair o induzido que ao mesmo tempo que se desloca em direção a bobina, também irá empurrar o contato A do relé na direção do contato B, fechando este contato.

O relé de diferencial deverá ser utilizado para sobrecorrente seletiva de diferencial, proteção contra curto-circuito de geradores, transformadores e motores com sistemas de alimentação solidamente aterrados ou aterrados por impedância.

O Relé Detector de Gás tipo Buchholz é um dispositivo eletromecânico e tem por finalidade proteger continuamente o equipamento, visando detectar situações a formação lenta de gases e fluxo anormal do líquido isolante durante o funcionamento do transformador que sugere aquecimentos localizados e/ou pequenas descargas ...

85 – Negativo da Bobina do Relé 86 – Positivo da Bobina do Relé 87 – Saída Contato Normalmente Aberto. 87a – Saída Contato Normalmente Fechado.

Relé de impulso são dispositivos eletromecânicos que quando tem a sua bobina alimentada pela tensão nominal da rede, através do comando de interruptores pulsadores, comandam pontos de iluminação, por exemplo. O relé de impulso é o muito usado para pré-automação e automação residencial.