Quais são os tipos de relacionamento tóxico?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

6 tipos de relações tóxicas para serem evitadas

  1. Relações nas quais somente um possui o controle das coisas. ...
  2. Pessoas que privilegiam suas próprias necessidades. ...
  3. Pessoas que não confiam. ...
  4. Relações baseadas em chantagens emocionais. ...
  5. Relações baseadas em mentiras. ...
  6. Relações baseadas no vitimismo.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física. Geralmente, são pessoas que tem com características a agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, que tendem a influenciar negativamente as pessoas ao seu redor.

Um relacionamento tóxico acontece entre pessoas que não se apoiam, possuem situações conflitantes e acabam atormentando uma à outra. Além disso, em grande parte das vezes essa relação é marcada por competição e desrespeito, entre outras características negativas e prejudiciais.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.

Uma pessoa vítima de uma relação tóxica também pode adoecer fisicamente. São comuns relatos de dores crônicas, alterações hormonais, baixa imunidade, problemas gastrointestinais e outros. Como já falamos, o estresse costuma ser o principal sinal, mas não é o único.

Isso atrai pessoas tóxicas, porque as pessoas honestas são muito mais fáceis de descobrir. Uma pessoa tóxica já sabe exatamente como se sentem, então eles são mais fáceis de manipular. Eles sabem que a pessoa mentalmente forte não está escondendo nada que possa dificultar seus esforços.

Ele se esquiva
Ele também não vai querer suas coisas na casa dele e sempre vai te devolver caso você esqueça casualmente algo. Ele não quer fazer nada que dê a entender que o relacionamento está fazendo progresso porque, na mente dele, não há relacionamento.

Entrar em contato com seus desejos sem julgamentos para que sua decisão esteja alinhada com você. Sair de um relacionamento no qual não se está feliz e não se consegue ou não quer “consertar”, também é um sinal de respeito para com a outra pessoa. Se o outro não quer terminar a relação, haverá sofrimento sim.

Sentir-se desconfortável. Se você não se sente à vontade ao lado da pessoa – seja para sair, na hora do sexo ou até mesmo para conversar – significa que a intimidade, essencial em qualquer romance, chegou ao fim. Em alguns casos, a pessoa não está mais confortável nem para dizer “eu te amo”.

Então veja 5 dicas de como sair de um relacionamento tóxico:

  1. Construa um sistema de apoio. Terminar um relacionamento tóxico traz sentimentos parecidos com o término de um relacionamento saudável. ...
  2. Permaneça firme na decisão. ...
  3. Corte todo o contato. ...
  4. Pratique o autocuidado. ...
  5. Procure ajuda profissional.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

Mostre amor e apreço pelo seu namorado.
É muito mais saudável falar de coisas positivas, como seu amor e apreço. Até fazer elogios de vez em quando já mostra o quanto você quer passar a ser uma pessoa mais positiva. Quanto mais positiva for sua atitude, mais seu parceiro vai querer estar ao seu lado.

Se você é do tipo de pessoa que gasta tempo e energia para falar mal dos outros, sendo extremamente crítico com o que fazem os demais, cuidado! Este é um dos primeiros sinais de uma pessoa tóxica. O excesso de crítica muitas vezes esconde inveja e falta de autoconfiança.

Elas têm baixa autoestima
A pessoa com baixa autoestima não acredita ser boa o suficiente nem merecer coisas boas. Elas são mais suscetíveis a relacionamentos tóxicos uma vez que as manipulações emocionais do parceiro abusivo satisfazem as suas necessidades emocionais até certo ponto.

  1. Em um relacionamento infeliz já não há conexão física nem emocional. ...
  2. Você faz comparações com o passado. ...
  3. Você espera que o seu parceiro(a) mude. ...
  4. Em um relacionamento infeliz há pouca comunicação. ...
  5. Você se incomoda com tudo que o outro diz e faz. ...
  6. Você evita o seu parceiro(a) ...
  7. Você não tem interesse em melhorar a relação.

A vida é muito mais fácil quando se tem alguém que acredita em você e em seus sonhos. A pessoa certa é aquela que vai te empurrar para frente e dizer que você é capaz. Vai insistir para você tentar e se falhar, não irá te criticar. Ela não vai focar em suas imperfeições e sim te mostrar seus pontos fortes.