Quais são os tipos de reforma?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

As adições podem ser de três tipos: nova área sem conexão com a área já existente; anexo adjacente à construção, porém sem ligação com a estrutura existente; a ampliação é na construção e interfere na estrutura.

“Uma reforma precisa de autorização da prefeitura quando implica em uma ou mais das seguintes modificações na edificação, seja ela residencial ou comercial, com ou sem alteração do uso: acréscimo ou supressão de área edificada, estrutura, compartimentação vertical e volumetria”, explica Ricardo.

Uma boa ideia ao fazer o checklist da reforma é incluir uma revisão completa das redes de utilidades. Tubulações de água e esgoto, instalações elétricas, caixa d'água, interruptores e lâmpadas devem ser checados e, se necessário, reparados ou substituídos.

A reforma proporciona maior liberdade. A preocupação em manter a originalidade do imóvel não se faz presente. Você pode mudar aquilo que desejar, desde que não coloque a estrutura da construção em risco.

Apesar de semelhantes, construção e reforma são dois conceitos diferentes. Podemos dizer que uma obra é a construção de um novo projeto, do início ao fim. Então, uma reforma também pode ser caracterizada como obra, desde que não haja novas construções, mas apenas reparações.

Passo a passo para planejar uma reforma

  1. Rascunhe a primeira ideia. ...
  2. Analise cada ambiente a ser reformado. ...
  3. Pesquise referências e materiais. ...
  4. Faça um planejamento financeiro para a obra. ...
  5. Contrate mão de obra especializada. ...
  6. Defina o cronograma da reforma.

Já a Reforma refere-se à obra que gera alterações na edificação quanto à área construída, estrutura, compartimentos ou volumetria. Portanto, o Projeto de Ampliação e Reforma tem como objetivo a adequação ou o redesenho do projeto arquitetônico já existente, quanto a quaisquer itens mencionados acima.

Como elaborar o cronograma do canteiro de obras corretamente?

  1. Liste todas as atividades das etapas da obra. ...
  2. Estabeleça as datas e prazos de cada etapa. ...
  3. Crie a relação entre as tarefas. ...
  4. Ponha o cronograma em prática. ...
  5. Acompanhe e meça os resultados do seu cronograma.

Uma reforma precisa de alvará de execução de reforma quando envolve: acréscimo ou supressão de área edificada, volumetria, estrutura e compartimentação vertical.

As prefeituras podem exigir alvará para edificações novas, reformas estruturais e até mesmo demolição. Não precisam dessa licença as reformas sem mudanças estruturais ou nas quais a área construída não será alterada.

Caso você queria reformar sua casa, seu prédio ou estabelecimento comercial, você vai precisar de um documento chamado Alvará de Aprovação de Reforma.

Retrabalhos são a principal causa de atrasos na conclusão da obra e estouros no orçamento. Um erro comum é esquecer de colocar tomadas em todos os locais necessários. A instalação dos pontos de elétrica precisa ser pensada e executada antes de colocado o revestimento e feito o acabamento.

Uma reforma residencial abrange vários tipos de alterações em uma construção, que podem ser pequenas e rápidas ou grandes e longas. O que determina o tamanho e duração desse processo é o orçamento previsto e os objetivos que o proprietário deseja alcançar.

O maior benefício de uma reforma é poder fazer com que os espaços atendam às suas necessidades e aos seus gostos, do jeitinho que você quer! Sem falar que mudar faz bem para saúde e para alma e traz novas energias para sua vida.

Após receber o projeto, a Prefeitura possui 15 dias para informar se ele está apto a ser analisado por meio do Aprova Rápido. Caso não esteja, o processo é automaticamente encaminhado ao rito normal de aprovação na cidade.

Dedique um tempo para planejar com atenção os passos da reforma: defina o que deseja fazer, busque referências, saiba quanto pode investir, procure profissionais de confiança e tenha um cronograma definido para facilitar as etapas da obra e também ter maior controle sobre o orçamento.

Entre suas principais características podemos destacar: Salvação pela fé: ao contrário do que ocorria com a venda de indulgências, o luteranismo acreditava que a salvação era fruto da fé das pessoas; Livre interpretação da Bíblia: antes da Reforma Protestante, a Bíblia era conhecida apenas em latim.

As causas principais da Reforma Protestante foram:

  • Abusos da Igreja Católica. ...
  • Necessidades da burguesia. ...
  • Venda de Indulgências. ...
  • Interferências do papa na política. ...
  • Pensamento renascentista e a valorização das Ciências e da razão. ...
  • Insatisfação dos camponeses.

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

A restauração tem o compromisso de manter a originalidade o imóvel, certo? Ela realiza alterações mínimas no projeto inicial, enquanto a reforma tem a liberdade de fazer qualquer mudança, desde que não coloque em risco a segurança do imóvel.

Um projeto de reforma feito por um arquiteto ou engenheiro pode trazer até 30% mais economia, pois o responsável técnico prevê os possíveis problemas que possam surgir durante a execução e resolve-os previamente na etapa de projeto.