Quais são os tipos de recompensas extrínsecas?

Perguntado por: smonteiro9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além do salário, podem ser definidos incentivos e benefícios salariais, com base numa escala de objetivos, que se traduzirá depois em comissões, promoções, prémios de desempenho e de assiduidade, por exemplo.

As recompensas intrínsecas são componentes de natureza imaterial que conferem motivação e estão intimamente ligadas ao trabalho realizado, por exemplo: responsabilidade, autonomia, crescimento pessoal e progressão de carreira.

Diante disso, a motivação pode ser classificada em duas categorias: Motivação intrínseca: Conjunto de razões internas dos indivíduos; Motivação extrínseca: Conjunto de razões externas ao indivíduo.

A motivação extrínseca, por sua vez, é o conjunto de ações que você toma para conseguir uma recompensa externa. O exemplo mais comum é a vantagem financeira, mas a motivação extrínseca não se restringe ao desejo de aumento salarial.

Em contrapartida, a motivação extrínseca é quando a pessoa precisa realizar alguma atividade, mas não pela satisfação própria, mas sim porque há fatores externos demandando que seja feito.

Tipos de remuneração que sua empresa pode utilizar

  1. Remuneração funcional. A remuneração funcional é também conhecida como plano de cargos e salários. ...
  2. Remuneração por habilidades. ...
  3. Remuneração por competências. ...
  4. Salário indireto. ...
  5. Remuneração variável. ...
  6. Previdência complementar. ...
  7. Alternativas criativas.

2.3.2 Recompensas intrínsecas
Por isso, a aplicação deste tipo de recompensas na empresa gera motivação pessoal, permite a identificação do trabalhador com a empresa e assegura uma relação de trabalho mais duradoura e estável.

Existem diferentes tipos de salário, como o salário mínimo, salário base ou bruto, salário líquido, salário profissional e piso da categoria. Assim como existem outros tipos de remuneração, como a remuneração funcional, por habilidade, variável, participação em ações, comissões, premiações e salário indireto.

O adjetivo intrínseco se refere, principalmente, a algo interior. Já o adjetivo extrínseco se refere, principalmente, a algo exterior. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são contrários, devendo ser usadas em situações diferentes.

Motivação extrínseca - é gerada por factores externos à própria pessoa, como: recompensas, aumento salarial, prémios ou promoções, punições, acções disciplinares, críticas etc. Em formação ou educação, os alunos esperam um certo resultado do processo de aprendizagem, como uma recompensa pelo esforço realizado.

A satisfação intrínseca está relacionada ao conteúdo do trabalho e inclui aspectos como realização, importância do trabalho e crescimento pessoal. Ishitani (2010) constatou que a congruência foi mais efetiva para explicar a dimensão intrínseca da satisfação no trabalho do que a extrínseca.

Forma externa, formalidade de que se reveste certo ato.

Significado de Extrínseco
adjetivo Que não faz parte do conteúdo essencial de alguma coisa; que se encontra no exterior de algo ou de alguém: opinião extrínseca ao fato.

A primeira delas denomina-se motivação extrínseca com regulação introjetada e ocorre quando a ação é realizada sem que esteja em consonância com os valores da pessoa, mas para agradar alguém ou mesmo para evitar maiores aborrecimentos ou punições (Deci & Ryan, 2002).

As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

  • Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:
  • INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ...
  • MEDO. ...
  • CONQUISTA. ...
  • CRESCIMENTO. ...
  • PODER. ...
  • SOCIAL.

Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos. As premiações de campanhas para a equipe comercial ou o bônus oferecido para vendedores que alcançarem determinado valor de faturamento, são bons exemplos.

A forma mais autônoma de motivação extrínseca apresentada no espectro é denominada regulação integrada. Nela, a regulação para ter o comportamento é assimilada pelo indivíduo. Quanto mais a pessoa internaliza a razão para a execução da atividade, mais as ações motivadas extrinsecamente se tornam autodeterminadas.