Quais são os tipos de psicopatia?

Perguntado por: ecarvalho8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Todavia existe diferentes tipos de psicopatia, são elas: hipertímicos, depressivos, inseguros de si (com os subtipos ansioso e obsessivo), fanáticos, necessitados de valorização, lábeis de humor, explosivos, frios de sentimentos e abúlicos (ausência mórbida de vontade).

Esse tipo de psicopata gosta de matar e não sente ou sofre de culpa. Na realidade, ele precisa matar. Diferentemente, os psicopatas de grau mais leve são indivíduos que dificilmente conseguem ser identificados. Esses se envolvem em crimes como estelionato ou fraude, lesando poucas pessoas.

O transtorno da personalidade esquizoide é caracterizado por um padrão generalizado de distanciamento e desinteresse geral pelos relacionamentos sociais e uma gama limitada de emoções nas relações interpessoais.

O referido detector é denominado pelos especialistas de “detector moral”, e permite afirmar que o psicopata é desprovido de tal regulador moral. o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes.

Quando ele fica entediado com um local, seja no trabalho ou em conjunto com outras pessoas, ou quando é desmascarado naquele ambiente, então ele segue para outro lugar. Lá ele terá a oportunidade de começar do zero: enganar e usar novas pessoas; para encantar e destruir um novo conjunto de vítimas inocentes.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

No Dicionário de Grafologia e Termos Psicológicos Afins (Augusto Vels) existe o verbete Psicopatia, cuja sinalização na letra pode ser observada por: escrita discordante, desigual, mal-proporcionada, angulosa, soerguida, pontuda, lançada, desordenada, confusa ou mal-organizada; traços de regressão: descendente, ...

A psicopatia pode acontecer devido a alterações cerebrais, fatores genéticos e traumas na infância, como abuso sexual ou emocional. O diagnóstico de psicopatia é feito por um psiquiatra baseado no "Teste de avaliação de psicopatia de Hare ou PCL-R", em que são avaliadas as características do comportamento da pessoa.

Embora não exista uma cura, é possível tratar os sintomas e ajudar as pessoas a funcionarem bem na sociedade. A chave para a prevenção da psicopatia e sociopatia está em identificar os fatores de risco precocemente e fornecer o apoio necessário para evitar que os sintomas se desenvolvam.

Basicamente, os psicopatas têm menos conexões entre o córtex pré-frontal ventromedial (ou vmPFC, uma parte do cérebro responsável por sentimentos como empatia e culpa) e a amígdala, relacionada ao medo e ansiedade. Dois tipos de imagens cerebrais foram coletados.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial. Embora pareça um número pequeno, 1% engloba milhões de indivíduos que andam por aí, fingindo e enganando.

Psicopatas não gostam de serem derrotados ou desmascarados
Os psicopatas são indivíduos arrogantes e que se consideram superiores. Desprezam o mundo e os outros com um frio distanciamento. Isso significa que outra fraqueza é quando alguém os engana ou os derrota, ou usa sua própria grandiosidade e ego contra eles.

No total, são cinco traços de caracteres sendo eles:

  • O esquizoide;
  • O Oral;
  • O Psicopata;
  • O Masoquista;
  • e o Rígido.

Os cinco tipos de caráter

  • Esquizoide.
  • Oral.
  • Psicopata.
  • Masoquista.
  • Rígido.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.

Fala e ação em desalinho: Uma característica comum a um psicopata é falar uma coisa e fazer outra. Aquilo que é veementemente afirmado, não é percebido na prática. Dificuldade em manter o combinado: O que é acordado pode até ser mantido por um tempo, porém cai por terra num curto espaço de tempo.

Voz: Sob estresse, pessoas normais aumentam o volume e discutem de forma mais agressiva. Calmo,o psicopata mantém seu tom de voz durante a conversa, sem demonstrar irritação. Suor: Em situações de estresse – quando questionados, por exemplo -, suamos e demonstramos descontrole.

Psicopatas não têm empatia pelos outros. Ou seja, eles não dispõem dessa virtude humana tão importante para a boa convivência em sociedade. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos. Psicopatas tendem a não conseguir se colocar no lugar do outro.