Quais são os tipos de proveta?

Perguntado por: afogaca9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Uma proveta é um utensílio cilíndrico, estreito e alto, destinado a medir volumes de líquidos. A norma portuguesa NP-183: 1959 refere três tipos de provetas: proveta (sem graduação), proveta graduada (ver figura 1) e proveta graduada com rolha esmerilada.

Todas as medições devem ser efetuadas traçando imaginariamente, uma linha horizontal onde esta faça uma tangente no ponto mais baixo do menisco. Como podemos ver, o líquido tem um formato redondo, logo a medição deste volume em causa deverá ser feita no ponto mais baixo do redondo.

Existem vidrarias que possuem a mesma função, se diferenciando apenas no que diz respeito a ser mais ou menos exatas. Por exemplo: pipetas e provetas são utilizadas para realizar medições e/ou transferência de variados tipos de líquidos e soluções, porém, as pipetas são mais exatas.

Sendo assim, os balões volumétricos da classe A, apresentam precisão maior e por isso, acabam sendo mais procurados em trabalhos que exigem maior precisão em laboratório, como por exemplo em trabalhos relacionados à química analítica.

A proveta graduada de vidro marca Vidrolabor é uma instrumento de medição de líquidos usado em laboratórios, seu formato é cilíndrico, tem um bico vertedor na parte superior e uma base. Este bico faz com que o líquido saia da proveta sem correr o risco de escorrer na peça.

As pipetas são dispositivos de laboratório utilizados na manipulação e transferência líquidos. Possuem diversos modelos e volumes e se diferenciam pela precisão e aplicação. As técnicas de pipetagem estão presentes em qualquer tipo de laboratório e participam de pelo menos uma das etapas dos processos de análise.

Uma pisseta, também conhecida como frasco lavador, é um recipiente utilizado para armazenar água destilada ou desmineralizada usada na limpeza de vidrarias em laboratórios.

Capacidades disponíveis: 50mL, 100mL, 250mL, 500mL, 1000mL, 2000mL; Autoclavável: Sim; Material da base: Polipropileno; Cor da base: Azul.

proveta recipiente de vidro, ou plástico, muito utilizado para medidas aproximadas, ver Figura 1. As provetas possuem volume total que podem varia desde 5 mL até 2 L.

Proveta em polipropileno com graduação em alto relevo é um instrumento de laboratório para medir líquidos para os mais variados fins, seu uso é mais indicado para analises em que não são necessárias medições mais detalhadas.

Existem diversos tipos, como a pipeta graduada, pipeta volumétrica, a pipeta automática e também as micropipetas (para quantidades muito pequenas de líquido). Um tipo de pipeta mais barata é a Pipeta de Pasteur, utilizada geralmente para pingar líquidos em outras substâncias.

A principal pipeta de plástico é a pipeta de transferência, uma versão plástica e descartável da pipeta de Pasteur. As pipetas automáticas, ou micropipetas, transferem líquidos na escala de mililitro (10-6 L).

Tem-se aproximadamente 20 g de Cobre metálico. Ao adicionar a uma proveta de 50 mL um volume de água, o volume indicado na precisão de 0,1 mL deve ser registrado.

Existem diversos tipos de vidrarias para laboratório, e algumas apresentam mais precisão que as outras. A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.

O erro das medidas de densidade permitiu estabelecer-se uma ordem crescente de precisão das vidrarias: béquer, balão e proveta. Caracterizando, assim, a proveta como a vidraria mais precisa.

Pipeta volumétrica: utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos. Não pode ser aquecida. Equipamento calibrado. Bureta: utilizada para medida precisa de volume de líquidos.

As pipetas de Pasteur são um instrumento de laboratório muito útil para a transferência de líquidos. Elas podem ser usadas para transferir amostras de líquidos para outros recipientes ou para realizar reações químicas.